Evento gratuito aborda o impacto da Inteligência Artificial em ONGs
O encontro, que acontece em São José dos Campos, é uma iniciativa do Instituto Sabin por meio da Comunidade Saúde+
Empreendedores sociais de São José dos Campos e região têm a oportunidade de discutir como novas tecnologias, Inteligência Artificial (IA) e as Redes Sociais, podem transformar e potencializar o desenvolvimento institucional no Terceiro Setor. O evento, uma iniciativa do Instituto Sabin, acontece na manhã do dia 11 de julho, é gratuito e busca reunir profissionais interessados em propostas inovadoras.
O Fortalecendo OSCs – Tecnologia como aliada do 3º setor é realizado por meio da Comunidade Saúde+ 2024, iniciativa que tem o objetivo de fortalecer empreendedores sociais que administram organizações da sociedade civil (OSCs). O programa, executado pela Phomenta, visa desenvolver essas organizações para que alcancem a sustentabilidade financeira e aumentem sua capacidade de gerar impacto social. Até aqui, mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas pela parceria.
“Estamos atravessando um momento histórico de muitas transformações tecnológicas e comportamentais e as OSCs precisam acompanhar essas mudanças, pois afetam diretamente suas atividades e seus resultados. Nesse sentido, propomos o evento como parte de nossas ações de fortalecimento de ecossistemas, por acreditamos que OSC’s mais preparadas tornam as comunidades mais resilientes”, afirma Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Instituto Sabin.
De acordo com a pesquisa “O que pensam as pessoas sobre o uso de IA por ONGs”, realizada pela Charities Aid Foundation (CAF) e representada no Brasil pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, os empreendedores sociais brasileiros estão otimistas quanto ao uso de tecnologias. Ocupamos o segundo lugar entre os países que acreditam que os benefícios da IA superam os riscos. Entre as oportunidades mais destacadas pelos brasileiros estão a possibilidade de auxiliar mais pessoas (29%), a capacidade de rápida resposta a emergências (22%) e a tomada de decisões mais precisas a partir da análise de dados (16%).
Ao mesmo tempo, nosso país também reconhece riscos para as organizações do terceiro setor, como a segurança de dados (30%), a redução de postos de trabalho (26%) e a geração de informações e decisões enviesadas (14%).
Para discutir este panorama, o evento vai ser uma oportunidade de discutir como as tecnologias podem ser aliadas das ONGs no trabalho que elas realizam todos os dias, trazendo para um contexto bem específico de desenvolvimento institucional. O encontro também é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos com outras lideranças do Terceiro Setor e trocar experiências e ideias inovadoras.
Agnes Santos, Líder dos Programas de Fortalecimento de OSCs da Phomenta, será a facilitadora do evento, promovendo o debate sobre inovação, terceiro setor e educação popular. “Estamos bastante animados com o evento, é uma oportunidade de reunirmos organizações da cidade que ainda não conhecem a iniciativa do Instituto Sabin. Além de permitir que esse diálogo seja aberto, queremos discutir com as organizações sobre como o desenvolvimento institucional pode ser fortalecido e impulsionado pelo uso de tecnologias, desmistificando o uso delas e também aproximando as organizações de uma discussão mais ampla que se tem realizado na sociedade como um todo.”
Serviço:
Fortalecendo OSCs – Tecnologia como aliada do 3º setor
Data: 11 de julho de 2024
Horário: 8h30 às 11h
Local: R. Francisco Paes, 165, São José dos Campos – SP
Inscrições por meio deste link
Deixe um comentário