Estamos hoje diante de um mundo que envelhece; como você tem lidado com isso?
Gostaria de convidar você, nosso leitor, para refletirmos brevemente, sobre a beleza do desenvolvimento humano em suas etapas, em especial sobre a terceira idade ou…
Gostaria de convidar você, nosso leitor, para refletirmos brevemente, sobre a beleza do desenvolvimento humano em suas etapas, em especial sobre a terceira idade ou velhice.
Hoje corremos tanto, com tanta pressa, aliás, pra que tanta pressa? Que a nossa vida vai passando e de repente… passou.
Não só não percebemos o que estamos perdendo de nós mesmos, como também vamos deixando de desfrutar de cada etapa com toda riqueza e possibilidades de crescimento e amadurecimento que ela contém.
Gostaria de fazer uma pergunta: você está percebendo o seu desenvolvimento? Em qual fase da vida você está? Tem se dedicado a ela? Tem prestado atenção no como tem vivido seu dia a dia? Se estivermos atentos, o nosso desenvolvimento vai acontecer.
Nascemos, nos tornamos crianças, depois adolescentes, jovens, adultos e finalmente velhos.
Nossa! Veja quantas oportunidades, ao longo da nossa existência nos são dadas para que cada etapa seja vivida integralmente, maravilhosamente, com liberdade e responsabilidade, e, que, ao chegar na terceira idade ou velhice, entenda que, como outra etapa, a vida continua nos desafiando em direção ao crescimento e amadurecimento, não estamos prontos; crescer até o fina.
A ideia que se tem sobre a terceira idade, na sociedade atual, é muito pejorativa, pois não valoriza o potencial ainda a ser explorado ou mesmo o potencial já realizado que ajudou o mundo a ser melhor. A verdade é que o mundo não se preparou para a vida estar mais estendida. A própria especialidade da geriatria é muito recente, nos Estados Unidos e Europa na década de 1940 e aqui no Brasil a partir de 1961, quando foi fundada a Sociedade Brasileira de Geriatria.
Sabemos que a expectativa de vida da população mundial aumentou porque as condições sanitárias, educativas e econômicas, progrediram. Então, cabe a nós que queremos refletir sobre a beleza da vida, repensar especificamente sobre essa última etapa, além de descobrir a riqueza escondida na terceira idade.
Aliás, finalizo essa nossa primeira conversa com a pergunta: você se prepara para viver a sua velhice?
Te espero em nosso próximo encontro no Portal Aqui Vale.
Grande abraço.
Deixe um comentário