AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Estádio Martins Pereira completa 53 anos de história

Estádio Martins Pereira completa 53 anos de história

Em 1967, o então Esporte Clube São José, conhecido como o Formigão do Vale, vinha de dois acessos consecutivos em 1964 campeão da Terceira Divisão…

Por Edu Santos

Em 1967, o então Esporte Clube São José, conhecido como o Formigão do Vale, vinha de dois acessos consecutivos em 1964 campeão da Terceira Divisão e, em 1965, campeão da Segunda Divisão. O antigo Estádio Martins Pereira, que tinha as arquibancadas de madeira e ficava na Rua Antônio Saes (atual Igreja Universal) era pequeno para um possível acesso à Divisão Especial (atual série A1), exigia-se uma praça esportiva maior na cidade.
Mario Ottoboni, presidente do clube, à epoca, decidiu que seria necessário construir um estádio amplo e moderno, para que o Formigão pudesse receber a imensa torcida que começava a se apaixonar pelo time da cidade.
Durante 2 anos, o Formigão se licenciou do campeonato da Primeira Divisão (atual Série A2), para a construção do moderno Martins Pereira, no planalto do Jardim Paulista.

A diretoria do então Formigão, organizou um quadrangular para os festejos de inauguração do estádio. Participaram: Atlético Mineiro, Corinthians, Palmeiras e Inter/RS, com transmissão pelo Canal 2 TV Cultura.

A inauguração do estádio foi em um domingo, dia 15/3/1970, com o jogo Atlético Mineiro x Inter/RS. A vitória foi dos mineiros por 1×0. O primeiro gol no Martins Pereira foi marcado por Dadá Maravilha, na época um dos principais jogadores do país.
O jogo de fundo, entre Corinthians x Palmeiras, terminou empatado em 2×2, e nos penaltis os corintianos levaram a melhor e se classificaram para a grande final, que seria decidida no domingo seguinte.

A estreia do EC São José no novo Estádio Martins Pereira, no Jardim Paulista, foi no dia 22 de março de 70, um domingo, contra o Nacional. O time da capital venceu por 1×0.
O amistoso foi a preliminar de Atlético Mineiro x Corinthians, partida essa que decidiu o quadrangular festivo de inauguração do Estádio Martins Pereira, inaugurado uma semana antes (15/3/70). O jogo terminou empatado em 1×1, e nos penaltis a equipe mineira sagrou-se campeã.

Dias, primeiro jogador do São José a marcar gol no novo Martins Pereira.

Luís Pereira Dias, mais conhecido como Dias, entrou para a história do São José ao ser o primeiro jogador da Águia a balançar as redes do estádio Martins Pereira. O feito foi em 29 de março de 1970. Nessa data, o então Esporte Clube São José disputou um amistoso contra o Saad de São Caetano do Sul. Os joseenses venceram o embate por 2 a 1. O São José saiu perdendo por 1 a 0, e Dias fez o gol de empate aos 15 minutos do segundo tempo. Depois, a equipe do Vale do Paraíba conseguiu a virada com um gol de Golê. Infelizmente Dias nos deixou no dia 3 de novembro de 2016, aos 74 anos, vitimado por um infarto.
Em função das dívidas do antigo EC São José, o estádio foi leiloado em 1975 e arrematado pela Urbam. Desde então, a empresa o administra e realiza sua manutenção.
Parabéns, estádio Martins Pereira, que foi palco de muitas alegrias ao torcedor joseense.

Edu Santos

Conhecido por manter as tradições joseenses, Edu faz questão de trazer ao presente a história de São José dos Campos. Através das memórias o colunista resgata a essência da cidade e aponta como os velhos tempos contribuíram para o crescimento e cultura local.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *