AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Especialistas em saúde lançam minidocumentário que esclarece as principais dúvidas sobre as propriedades do leite

Especialistas em saúde lançam minidocumentário que esclarece as principais dúvidas sobre as propriedades do leite

No formato de perguntas e respostas, vídeo estará disponível no YouTube a partir do dia 1º de junho. Material é baseado em evidências científicas robustas e o que há de mais atual validado pela ciência

Por Portal Aqui Vale

A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e a Associação Médica Brasileira (AMB) se unem para anunciar um minidocumentário esclarecendo mitos e verdades sobre o leite, que será lançado no próximo sábado, dia 1º de junho.
 

A proposta do material é disseminar informações validadas atualmente pela ciência e empoderar os consumidores sobre este importante alimento. Os dados contidos nele são sustentados por 114 estudos disponíveis sobre o assunto.
 

O minidocumentário faz parte do movimento A Vida Pede Leite, idealizado pela ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida), e estará disponível gratuitamente no canal do YouTube do movimento e nos sites e nas redes sociais das três sociedades médicas.
 

Participantes

Nomes de peso contribuem com a riqueza do material.

  • Sueli Longo, nutricionista e presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição).
  • Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).
  • Dr. Carlos Nogueira, pediatra nutrólogo e diretor da ABRAN.
  • Dr. César Eduardo Fernandes, médico ginecologista e presidente da AMB (Associação Médica Brasileira).
  • Paulo Henrique Fonseca da Silva, doutor em ciência dos alimentos e professor de nutrição da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Mitos e verdades

Por meio desses especialistas, o curta esclarece cinco dúvidas importantes sobre o leite de vaca.


1. Por que o ser humano é o único mamífero que bebe leite na fase adulta?

“O leite de vaca é um alimento não apenas adequado ao consumo humano como recomendado em guias alimentares do mundo todo,..O leite tem alta densidade nutricional, ou seja, é rico em diversos nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais”, diz Sueli Longo, da SBAN.

2. Leite inflama?

“Muito pelo contrário, o que temos atualmente de mais robusto, quando pensamos em evidências científicas, é que o consumo de leite e seus derivados têm um potencial anti-inflamatório, ou seja, podem contribuir para a redução de inflamação. Vale ressaltar que esses resultados foram encontrados tanto entre adultos saudáveis quanto em pessoas com sobrepeso, obesidade e diabetes do tipo 2. Ou seja, o consumo de leite e derivados é benéfico tanto para pessoas saudáveis quanto para aquelas que apresentam alguma alteração metabólica.”, diz Dr. Durval Ribas Filho, da ABRAN.

3. Crianças e adolescentes devem consumir leite de vaca?

“O leite é um alimento seguro e recomendado para crianças e adolescentes. No caso das crianças, o leite é uma opção a partir de um ano, seja como complemento ao aleitamento materno ou como opção para aquelas mulheres que, por quaisquer razões, não podem amamentar. Além disso, o leite possui um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento, devido sua oferta de cálcio e proteína. O consumo inadequado de cálcio na infância e adolescência pode prejudicar a formação e fortalecimento dos ossos e dentes, aumentando o risco de osteoporose e fraturas na vida adulta”, diz Dr. Carlos Nogueira, da ABRAN.

Nota: o aleitamento materno é a recomendação até os 2 anos de idade, acontecendo de forma exclusiva até os 6 meses e continuando até os 2 anos ou mais, conforme desejo da mãe e aceitação do bebê. Após os 6 meses, a Sociedade Brasileira de Pediatra recomenda a introdução de alimentos complementares.

4. Como o leite contribui para a saúde e o bem-estar?

“O leite é rico em diversos nutrientes, dentre eles, o cálcio, essencial para a formação dos ossos, para o fortalecimento dos dentes, para contração dos nossos músculos, para a transmissão de sinais do nosso cérebro e para assegurar o funcionamento das células do nosso corpo. Esse tema é de extrema importância por que, quando olhamos para o Brasil, a população consome, em média, menos de 50% da quantidade diária recomendada de cálcio.”, diz Dr. César Eduardo Fernandes, da AMB.

5. Leite de caixinha é seguro para o consumo?

“O leite de caixinha, chamado também de leite longa vida ou leite UHT é totalmente seguro para o consumo. O leite UHT passa por um processo térmico chamado de ultrapasteurização, pelo qual é aquecido em altas temperaturas por um período bem curto, menos de 5 segundos. Esse processo elimina 100% dos microrganismos patogênicos (causadores de doenças ao ser humano), ao mesmo tempo em que preserva importantes nutrientes do leite. A embalagem cartonada, a famosa caixinha, possui camadas de proteção que impedem que fatores externos, como microrganismos, luz e oxigênio, provoquem alterações nutricionais e de qualidade no leite UHT. O tratamento térmico, aliado ao envase em embalagens estéreis e herméticas, ou seja, livres de microrganismos, permitem que o leite UHT seja mantido seguro para o consumo por longo tempo, sem o uso de conservantes e dispensando o armazenamento em geladeira, antes de aberta a embalagem.”, diz Paulo Henrique Fonseca da Silva, da UFJF.
 

Movimento A Vida Pede Leite
 

A Vida Pede Leite é um movimento que tem o objetivo de empoderar os consumidores com informação sobre o leite de vaca, seus benefícios nutricionais, composição, funcionalidades, para que todos possam fazer suas escolhas. O leite está presente em mais de 99% dos lares brasileiros, sendo fonte de importantes nutrientes como a proteína de alto valor biológico e o cálcio. Ele está presente em diversos momentos de consumo, seja para acompanhar o pão do café da manhã, seja como ingrediente de uma receita de bolo para a tarde.
 

Porém, muitas informações que circulam sobre o leite, especialmente nas redes sociais, não são verdadeiras e deixam os consumidores confusos. Dessa forma, pensando na importância e relevância que o leite tem em nossas vidas, o movimento foi criado com o objetivo de empoderar os consumidores com informações sobre os benefícios do leite para uma alimentação balanceada, trazendo dados relevantes e confiáveis sobre esse alimento.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *