Escola infantil do bairro dos Freitas em São José fecha as portas e pega pais de surpresa
Pais e responsáveis foram surpreendidos com a notícia do fechamento da unidade, mesmo após terem feito a rematrícula dos alunos para o ano que vem
A Prefeitura de São José dos Campos vai fechar a escola infantil do bairro dos Freitas. A decisão pegou pais e professores de surpresa. A informação foi divulgada pela vereadora Juliana Fraga (PT), nesta quinta-feira (11), no Instagram.
No vídeo, Juliana Fraga afirma que a prefeitura já estava ciente de que havia problemas no contrato e deveria ter avisado os pais e os profissionais da educação com antecedência.
O Portal Aqui Vale entrou em contato com a pasta da educação da Prefeitura, mas até o momento da publicação da matéria não houve retorno. O espaço fica aberto para esclarecimentos.
Terceirizações e fechamentos das escolas
Recentemente, a Prefeitura de São José anunciou investimentos em obras, reformas e ampliação de vagas em tempo integral na rede municipal de educação. No entanto, a medida inclui mudanças polêmicas que afetam a educação infantil na cidade.
De acordo com informações do Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ-SJC), as EMEIs Benedito de Carvalho, Helena Vaz e Jesus de Nazaré serão terceirizadas, passando a ser administradas por organizações privadas. Além disso, as EMEIs Bairro dos Freitas e Dirce Saloni serão fechadas, com suas vagas transferidas para unidades já terceirizadas.
Segundo o sindicato, a medida resulta na entrega de toda a educação infantil (de 0 a 3 anos, e parte das vagas de 4 a 5 anos) para a iniciativa privada, que adotaria uma lógica de redução de custos em detrimento de direitos das crianças e da valorização dos profissionais. Professores e cuidadores dessas unidades passariam a receber salários menores, menos benefícios, sem incentivos de carreira e com pouco acompanhamento pedagógico.
Foto: Street View
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário