Ecomuseu dos Campos de São José realiza plantio de mais de 10 mil árvores nativas em São José dos Campos
Projeto plantou mais de 10.000 mudas em bairros das regiões leste e sudeste de São José dos Campos e tem a meta de atingir 24.000 mudas até 2028
Em execução desde abril de 2024, o Ecomuseu dos Campos de São José está em sua 4ª edição com o projeto “Ecomuseu dos Campos de São José: reflorestando a trilha do Callithrix aurita”, uma realização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A edição atual tem, entre suas principais ações, a meta de plantio de 24.000 mudas em São José dos Campos.
Até hoje, o Ecomuseu CSJ já realizou o plantio de 10.575 árvores nativas nas regiões leste e sudeste de São José dos Campos.
O processo de plantio envolve a realização de berços para inserção das mudas, a seleção de espécies nativas para um crescimento biodiverso e sustentável, o plantio e o manejo pós-plantio. Cada etapa é realizada pelo Ecomuseu dos Campos de São José em parceria com a empresa GestBio, suas equipes e parceiros para o total acompanhamento de desenvolvimento das mudas. Algumas das áreas que já receberam o plantio são o Parque Alambari, o bairro Setville e outras extensões do bairro Campos de São José. Como as diversas atividades realizadas pelo Ecomuseu dos Campos de São José, como mutirões de
limpeza, compostagens coletivas, hortas urbanas, rodas de conversa, oficinas culturais e atividades socioeducativas, as ações de plantio acontecem lado a lado da comunidade presente nos territórios.
Deixe um comentário