Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia- Doença afeta 2% dos brasileiros
Crises duram em média 5 minutos
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, celebrado em 26 de março, tem como objetivo promover a conscientização sobre essa condição. A data faz parte da campanha Março Roxo, e neste dia, todos que se dedicam à causa são incentivados a usar a cor roxa para chamar a atenção do público e disseminar informações sobre a doença.
A epilepsia afeta cerca de 2% da população brasileira e mais de 50 milhões de pessoas no mundo. Trata-se de um distúrbio neurológico caracterizado por descargas elétricas anormais nos neurônios, que resultam em crises que podem ser parciais ou generalizadas. As causas dessa condição incluem fatores genéticos, lesões cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e até tumores.
Como ocorre uma crise?
Em uma crise parcial, os sintomas podem incluir formigamento, visão turva e tremores leves. Já em uma crise generalizada, a pessoa pode perder a consciência, cair no chão, apresentar tremores intensos, espasmos e rigidez muscular, entre outros.
Embora a crise parcial possa ser discreta e difícil de identificar por quem está ao redor, ela não é menos importante que a crise generalizada, que apresenta sintomas evidentes.
O controle das crises pode ser feito por meio de medicamentos, dieta cetogênica, neuromodulação e, em alguns casos, cirurgia.
Como agir durante uma crise?
Se presenciar uma crise, é fundamental manter a calma, proteger a pessoa de quedas e evitar interferir em seus movimentos. Não coloque nada na boca da pessoa, pois a tração intensa dos maxilares pode causar lesões. Também não se deve jogar água nem dar tapas. Apenas afrouxe as roupas e proteja a cabeça da pessoa com almofadas ou travesseiro para evitar que ela bata no chão. A crise costuma durar cerca de 5 minutos. Se esse tempo for ultrapassado, é necessário chamar o serviço de emergência.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário