AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Desenvolve Vale debate segurança cibernética com empresários do setor e presença do vice-governador Felicio Ramuth em São José

Desenvolve Vale debate segurança cibernética com empresários do setor e presença do vice-governador Felicio Ramuth em São José

Além do vice-governador, também estiveram presentes no encontro executivos do Grupo Energy, Brasil Hitachi Vantara, Exagrid e Fortinet A escalada da transformação digital estabeleceu um…

Por Marilda Serrano

Além do vice-governador, também estiveram presentes no encontro executivos do Grupo Energy, Brasil Hitachi Vantara, Exagrid e Fortinet A escalada da transformação digital estabeleceu um novo desafio a empresas e instituições públicas: o combate aos crimes cibernéticos. Para discutir quais medidas de proteção devem ser adotadas para prevenir vulnerabilidades, incidentes e ataques virtuais, o Desenvolve Vale reuniu lideranças do setor, especialistas e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), para discutir o tema no seminário “Segurança Cibernética em Ambientes Corporativos e Governamentais”.

CEO e fundador do Desenvolve Vale, Kiko Sawaya abriu o evento destacando como o tema se tornou primordial nas decisões estratégicas de qualquer empresa. “Hoje, tudo é digital. Ao mesmo tempo em que temos um processo de informação ágil, com dados que se transformam em ativos para todas as empresas, temos um desafio que é manter tudo sempre em segurança, porque se estamos suscetíveis, um ataque faz tudo parar e os prejuízos podem ser imensuráveis”, afirmou.

O encontro do Desenvolve Vale foi realizado no auditório do Hyde Park, em São José dos Campos, e contou com a presença, além do vice-governador, do CEO do Grupo Energy, Giovani Mariotto, e da CEO Brasil Hitachi Vantara, Andrea Fodor, além de executivos da Exagrid, Fortinet, empreendedores e representantes do poder público, como o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Alberto Marques Filho, que representou a Prefeitura de São José dos Campos, e o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio de Souza.

Segurança cibernética

Ramuth elogiou a iniciativa do Desenvolve Vale em colocar o tema em debate. “A segurança da informação é uma missão e um desafio para as empresas do Estado. Esse evento, aqui no Vale Tecnológico, só colabora para a progressão tecnológica e digital de forma segura para todos”, afirmou.

Ele também explicou que o governo estadual tem investido em segurança de dados, sempre com o objetivo de simplificar a vida do empreendedor e do cidadão. “O objetivo é sempre oferecer um ambiente de negócios para o empreendedor fazer aqui que ele sabe fazer, com toda a segurança necessária para esses dados”, afirmou Ramuth.

Maiotto, do Grupo Energy, destacou o quão avançado o setor de segurança já está. “Existem soluções que criam vacinas, ferramentas para impedir e mitigar ataques de hackers. A filosofia é: contra todo ataque, tem que existir uma defesa”, disse.

Andrea, da Hitachi Vantara, alertou para a urgência da manutenção desses sistemas de defesa. “Hoje, não discutimos mais se a sua empresa será atacada. A gente discute quando será atacada”, afirmou.

Dada a sensibilidade do debate, o tema é continuamente debatido por governos de todo o mundo. No Brasil, o lançamento da Política Nacional de Cibersegurança deve ocorrer agora em dezembro.

“É imprescindível que os serviços essenciais à população estejam protegidos contra possíveis ataques hackers. Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança cibernética é mandatória para dar sustentação ao avanço tecnológico das cidades inteligentes”, afirmou o gerente Regional de Vendas da Fortinet Brasil, Jayme Leça Filho, durante o seminário do Desenvolve Vale.

Anúncios do governo estadual

Durante o encontro, o vice-governador também abordou outros temas com os conselheiros do Desenvolve Vale e convidados.

Entre eles, anunciou que o governo de São Paulo pretende liderar o debate da transição energética, a partir do hidrogênio azul; comunicou alguns dos planos do programa de concessões, privatizações e PPP (parcerias público-privadas); anunciou que o edital do trem SP-Campinas sai em fevereiro de 2024; e que o contorno sentido Ubatuba da Rodovia dos Tamoios será entregue em dezembro deste ano. “E o contorno sentido São Sebastião, será no meio do ano que vem”, afirmou Ramuth.

Marilda Serrano

Marilda é a colunista ideal para se manter informado sobre as pessoas e eventos em alta. Com uma rede de contatos perfeita, é ela quem pauta o social da região sem perder nenhuma oportunidade de partilhar o que há de melhor entre a elite joseense. São anos de experiência e agora integrada ao novo portal de notícias, Aqui Vale, promete abalar as estruturas urbanas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *