Defesa da mulher: botão do pânico foi acionado 909 vezes em um ano
Serviço está disponível no APP SP Mulher Segura
A polícia do estado de São Paulo atendeu 909 ocorrências via Botão do Pânico, disponível no app SP Mulher Segura. O aplicativo SP Mulher Segura foi lançado no Dia Internacional da Mulher do Ano passado e unifica serviços de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica.
O app, disponível para os sistemas iOS e Android, reúne as principais funcionalidades para facilitar o registro de ocorrências e o acionamento da Polícia Militar em um único lugar e já foi baixado por mais de 7,4 mil mulheres.
Uma das principais ferramentas do aplicativo é o Botão do Pânico, disponível para mulheres que têm medidas protetivas contra seus agressores. Ao ser importunada, ameaçada ou se sentir insegura, a vítima pode, com um toque na tela do celular, acionar a Polícia Militar, que garante atendimento imediato à ocorrência e contato com a mulher.
Antes do lançamento do app SP Mulher Segura, a vítima de violência precisava preencher um formulário com todas as informações, inclusive com o número de processo, para ter acesso ao serviço SOS Mulher. Na prática, era um processo mais lento e que, por isso, representava um risco à vítima.
De acordo com a delegada da Polícia Civil, Adriana Liporini, que corrdena as DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher), a app SP Mulher Segura oferece ainda muita informação sobre a rede de proteção à mulher.
“A quem recorrer por ajuda, onde encontrar assistência social, onde encontrar assistência jurídica, os telefones da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Defensoria Pública, os sites importantes, como da delegacia digital”, disse.
No app SP Mulher Segura, o cadastro é feito a partir do login nacional gov.br, que unifica diversos outros serviços dos cidadãos e cidadãs. Automaticamente, a plataforma importa os dados, identifica se a vítima já possui medida protetiva e então disponibiliza o botão do pânico para acionamento do socorro em caso de necessidade.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Divulgação
Deixe um comentário