Da Embraer para a Cimed: como Erich Shibata mudou o design da 3ª maior farmacêutica do Brasil
Quando se pensa em Cimed logo vem a imagem daquela marca amarela de medicamentos nas prateleiras das farmácias, nos uniformes dos jogadores e nos carros…
Quando se pensa em Cimed logo vem a imagem daquela marca amarela de medicamentos nas prateleiras das farmácias, nos uniformes dos jogadores e nos carros da Stock Car. O responsável por essa mudança visual da 3ª maior farmacêutica do Brasil tem relação com um designer que trabalhou por 15 anos na Embraer de São José dos Campos.
Erich Shibata é designer de produtos, diretor criativo da Cimed e por 15 anos morou em São José dos Campos. Trabalhou na Embraer, na área de aviação executiva, quando a empresa queria internalizar no Brasil um time de designers para a área.
A mudança para a indústria farmacêutica aconteceu quando dentro da Embraer ele conheceu João Adibe, CEO da Cimed.
“A Embraer sempre tentou vender um jato pra ele, e quando eu conheci ele, falaram ‘Erich atende esse cara porque ele é muito doido, gosta de algumas coisas diferentes, ele corre na Copa Maserati com uma Maserati dourada, ele é o cara que vai deixar você fazer o design de jatos executivos diferentes’ que eu sempre quis fazer, camuflados, e ninguém nunca deixava”, explica Erich.
Com o passar do tempo, foi criando-se uma relação de amizade entre os dois e quando a Embraer estava migrando toda a parte da aviação executiva para os Estados Unidos, Erich pediu demissão e foi trabalhar com João.
“A gente sempre conversava nos bastidores de transformar a Cimed em uma Red Bull da indústria farmacêutica, porque ele já patrocinava a seleção brasileira, ele teve um time de vôlei, equipe de Stock Car. Então eu falei ‘cara, você tem a faca e o queijo na mão vamos transformar ela na Red Bull da indústria farmacêutica?’ e essa foi a história do comecinho dessa revolução que a gente fala. Começou em 2018”, explica Erich.
Quando questionado sobre os cases de sucesso, Erich destaca três: o rebrand da marca, que antes o logo não tinha um padrão e uma cor definida e hoje em dia é utilizada o amarelo. O uso do moletom com a bula nas costas pelo João Adibe que virou objeto de desejo, e a decisão estratégica de tornar o João e a vice-presidente da empresa, Karla Marques, como embaixadores da marca. Atualmente Erich é um dos responsáveis pelas redes sociais dos dois.
Erich e São José dos Campos
Sobre a relação que Erich tem com a cidade de São José dos Campos ele diz que mantém os amigos aqui da cidade e que vem sempre a cidade quando quer se reconectar, “eu falo que eu gosto muito de ir a São José para me reconectar, reconectar com quem eu sou, com essa criação e com tudo que está acontecendo. Uma vez por mês eu estou por aí”, diz Erich.
Há 6 anos Erich Shibata é diretor criativo da 3ª maior empresa farmacêutica do Brasil com 600 produtos e distribuição nacional. A empresa viralizou no Tik Tok, no ano de 2023, com a linha de hidratante labial Carmed em parceria com a Fini fazendo com que o produto vendesse R$ 23 milhões em um mês.
Deixe um comentário