Corrida lidera como o esporte mais praticado no mundo em 2024, aponta Strava
O estudo analisou bilhões de registros de seus mais de 135 milhões de usuários em 190 países
A corrida foi oficialmente reconhecida como o esporte mais praticado no mundo em 2024, segundo o relatório anual do Strava, plataforma global de monitoramento de atividades físicas. O estudo analisou bilhões de registros de seus mais de 135 milhões de usuários em 190 países, destacando a ascensão da corrida tanto em participação quanto em impacto social.
No Brasil, a popularidade da corrida acompanhou a tendência global, com um aumento de 109% nos clubes dedicados à prática, número quase duas vezes maior que a média mundial de 59%. O país também se destacou no crescimento de eventos como maratonas e ultramaratonas, registrando um aumento de 9% em 2024. Essa modalidade consolidou sua posição não apenas como uma atividade física, mas também como um meio de integração social, já que 58% dos brasileiros relataram ter feito novas amizades por meio da corrida.
Globalmente, o ritmo médio dos corredores foi de 6:22 minutos por quilômetro, enquanto no Brasil, o ritmo foi um pouco mais lento, em 6:48 minutos por quilômetro. A duração média das atividades também foi um destaque, com os brasileiros preferindo treinos levemente mais longos (56 minutos) em comparação à média global (53 minutos).
A corrida tem se mostrado uma atividade democrática e acessível, além de promover saúde física e mental. O relatório também reflete uma mudança na abordagem dos praticantes, com maior foco no equilíbrio e na recuperação ao invés de esforços extremos. Isso inclui uma popularidade crescente de treinos mais curtos e o aumento da prática em grupos maiores, que combinam exercícios com socialização.
A pesquisa, considerada um termômetro dos hábitos esportivos, reforça a corrida como uma atividade essencial em diversos aspectos da vida moderna, desde a promoção da saúde até a construção de comunidades mais conectadas.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário