Corrida de rua celebrará o centenário do Tribunal de Contas do Estado de S. Paulo
Os 100 anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), dentre outras iniciativas, serão comemorados com a 1ª Corrida e Caminhada do Servidor…
Os 100 anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), dentre outras iniciativas, serão comemorados com a 1ª Corrida e Caminhada do Servidor Público. Com trajetos de três (caminhada), cinco e 10 quilômetros, o evento ocorrerá no dia 1º de dezembro de 2024, no Centro Histórico da capital paulista. A competição, aberta para todos os entusiastas do esporte, será realizada em conjunto com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).
O acordo para promover a competição, que integrará o Calendário Oficial de Corridas de Rua da cidade, foi firmado pelo presidente do TCE, conselheiro Renato Martins Costa, e o da AFPESP, Artur Marques da Silva Filho. “A prática desportiva fará parte de uma série de eventos que visam não apenas reconhecer a trajetória histórica do TCE, como valorizar a instituição, seus servidores e a sociedade de maneira geral”, salienta Costa.
Para Artur Marques, “celebrar o centenário do TCE é muito importante, para destacar os relevantes serviços prestados ao Estado, à sociedade e ao trabalho dos funcionários públicos, contribuindo para a lisura, a transparência, economicidade e a melhoria da administração pública, com uma atuação democrática e pautada em critérios técnicos consistentes”.
Por parte da AFPESP, também participaram do ato de assinatura do acordo o 1º vice-presidente, Antonio Luiz Pires Neto; a 2ª vice-presidente, Rosy Maria de Oliveira; o 1º tesoureiro, Adherbal Silva Pompeo; Rosely Correa Duarte, membro do Conselho Deliberativo; o administrador de Esportes, Rogério Duarte dos Santos; e o gerente da assessoria Jurídica, Hélcio Giorgi Filho.
Pelo TCESP, estiveram presentes a diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Camargo; o diretor de Comunicação Social, Fernando Martins; o chefe do Gabinete Técnico da Presidência (GTP), José Antonio Pereira Neves; e o assessor da presidência, Mario Augusto Cabrera de Moraes.
História
A Lei nº 1.961, de 1923, organizou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, cuja primeira sessão realizou-se em 6 de maio de 1924. Seu primeiro presidente foi Jorge Tibiriçá. O órgão foi extinto pela Revolução de 1930 e restabelecido pelo Decreto-lei 16.690, de 1947.
A AFPESP, que comemora 93 anos em 2024, é a maior instituição do gênero na América Latina, congregando cerca de 240 mil associados servidores públicos civis municipais, estaduais e federais atuantes no território paulista. Sua missão é defender os interesses da categoria, promovendo ações de atendimento nas áreas de esporte, lazer, recreação, cultura, saúde e educação, visando à qualidade da vida dos associados.
Deixe um comentário