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Como soft skills e hard skills são avaliados?

Além da formação e da experiência, habilidades comportamentais se destacam durante entrevistas de emprego. Saiba como

Por Portal Aqui Vale

Dados da Assertem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) estimam que 22% dos trabalhadores temporários sejam efetivados em 2024, superando os 20% registrados no ano anterior. Com isso, o ano aponta um caminho de recuperação na geração de emprego, como demonstra também a taxa de desemprego de 7,5%, divulgada recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que está em seu menor patamar desde fevereiro de 2015.

O mercado de trabalho vem, portanto, criando mais vagas, mas para conquistá-las é preciso se atentar ao que é pedido nos processos seletivos. “Hoje, as empresas não olham apenas qualificações e competências técnicas, as chamadas hard skills. Aptidões comportamentais, na nomenclatura em inglês soft skills, são tão importantes quanto”, explica Debora Herdeiro, Gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre, uma das maiores empresas de RH do país.

Além de estudar sobre a empresa antes da entrevista e fazer uma relação das experiências de trabalho que valem a pena ser destacadas durante a conversa, entender os pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados também contribui com a performance neste tipo de ocasião.

Debora destaca que essas qualidades, que não podem ser tangibilizadas por diplomas ou certificados, precisam ser enfatizadas. Por exemplo, uma pessoa que está buscando uma oportunidade no varejo sairá na frente se possuir alguma formação relacionada, contudo sua comunicação verbal pode ser um decisor para que o recrutador o admita.

Ou seja, características pessoais, identificadas durante a seleção ou em testes comportamentais, farão a diferença na contratação porque são diferenciais no dia a dia. “Estamos falando sobre atributos como liderança, empatia, espírito de equipe e flexibilidade”, explica Debora.

A especialista da Luandre acredita que as soft skills podem ser desenvolvidas ao longo dos anos de experiência e observações diárias: “tudo vai depender da vontade e da curiosidade do candidato. Profissionais excelentes são aqueles que conciliam os conhecimentos técnicos com as capacidades pessoais e se desenvolvem em cada um desses quesitos”.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora.

Em 2022, foi reconhecida como “Best Work Places”, e um dos melhores Fornecedores para RH. Com soluções em Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e ‘Administração de Pessoal (Temporários e CLT), é uma consultoria referência no segmento.

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com estrutura e capacidade de atendimento em todo o Brasil.

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