Como entreter as crianças durante as férias?
Em meio a era digital fica cada vez mais difícil manter as crianças longes das telas. Essa nova realidade tem levado profissionais da saúde e…
Em meio a era digital fica cada vez mais difícil manter as crianças longes das telas. Essa nova realidade tem levado profissionais da saúde e da educação a emitirem alertas sobre o excesso do uso de telas e os prejuízos para o desenvolvimento infantil e juvenil, bem como para a necessidade do bom senso das famílias na imposição de limites no tempo de uso.
O Portal Aqui Vale conversou com a psicopedagoga Marta Telles, que tirou algumas das principais dúvidas dos pais sobre entretenimento nas férias e deu algumas dicas de diversão sem abrir mão do aprendizado.
- Marta, pode dar 5 dicas de como entreter as crianças?
R: Pensando no contato da garotada com a natureza, minhas 5 dicas para entretê-las nas férias valorizam atividades ao ar livre que, de forma simples, divertida e colaborativa, promovem o fortalecimento dos vínculos familiares e podem ser realizadas em casa ou em local próximo, sem custos elevados. - Caminhar em um jardim, parque, orla da praia, beira de um lago, levando um kit de investigação (lupa e potes plásticos) para observar pequenos animais e plantas e coletar elementos naturais como pedras, folhas, conchas, pequenos galhos. Esses elementos podem ser aproveitados em colagens superlegais que vão colocar a imaginação das crianças em ação!
Fazer um piquenique no quintal de casa, no play do prédio, em um parque próximo, de preferência com a ajuda das crianças na escolha e preparação dos alimentos. Com motivação e alegria a vida tem mais cor e sabor! - Assistir ao pôr do sol e admirar as estrelas surgindo no céu são uma opção interessante para proporcionar momentos de contemplação e promover a conexão com o tempo presente, sem pressa. Momentos de relaxamento acalmam e aumentam o bem-estar!
- Fazer uma mini horta com a participação das crianças na escolha do local (no quintal ou em vasos), dos alimentos que serão cultivados, na compra de sementes e mudas, no plantio e nos cuidados. Mexer com a terra, se sujar e se molhar proporcionam sensação de liberdade!
- Resgatar brincadeiras infantis com corda, peteca, bolinhas de gude, pião, amarelinha e tantas outras que fizeram parte da nossa infância. Diferente dos jogos nas telas, em que as crianças não saem do lugar, essas brincadeiras estimulam física, emocional e intelectualmente.
- Telas são uma opção? Como limitá-las?
R: Os recursos tecnológicos podem ser utilizados, desde que de forma saudável. Como sugestão para as férias, que tal pais e filhos planejarem juntos uma lista de atividades com o uso coletivo de telas? Promover o dia do cinema, uma competição familiar com jogos no videogame, filmar e postar nas redes sociais um passeio, uma brincadeira ou uma atividade ao ar livre com toda a família. O limite se dará de forma natural ao final da atividade. - Como incentivar as crianças a brincar em áreas externas?
R: A principal e mais importante maneira de incentivar as crianças a deixarem as telas um pouco de lado para descobrirem o prazer de brincar em áreas externas é o EXEMPLO. A sensação que temos de que o tempo não é suficiente, principalmente se considerarmos que a internet hoje permite a resolução de muitas tarefas e problemas com poucos toques na tela, não nos deixa espaço para diminuir o ritmo. Com essa rotina, é mais confortável manter a garotada segura em casa e em frente às telas, entretanto, essa distração passiva deixa a criançada acomodada e preguiçosa. Então pais e mães, nessas férias vamos dedicar mais tempo com os filhos, mostrando na prática como pode ser divertido, agradável e saudável brincar ao ar livre, apreciando o céu, o sol e a natureza ao redor? Vamos tornar “o brincar e o aprender com a – e na natureza” um hábito saudável na rotina da criançada! - Quais são as principais atividades que podem ser desenvolvidas em casa, para entreter e divertir as crianças?
R: Entre as atividades que podem ser desenvolvidas em casa, os bons e velhos jogos de tabuleiro (WAR, Detetive, Banco Imobiliário, Damas, Xadrez), de cartas (UNO, Mico Preto, Rouba Monte), jogo de palavras Stop, são ótimas opções. Mas se a ideia é sair do habitual, também fazem sucesso cozinhar em família o prato preferido da criançada, brincar de construção com sucata para estimular a criatividade, fazer um karaokê, promover a caça ao tesouro, espalhando pistas pela casa, e montar um acampamento no quintal ou em um cômodo da casa são também atividades que fazem sucesso. Que tal resgatar a sua criança interior nas brincadeiras com os filhos? - Existem brincadeiras dinâmicas e refrescantes para o verão? Quais são?
R: Brincadeiras com água são a diversão da criançada, ainda mais em dias muito quentes como os que temos vivido nos últimos meses! Escolha um espaço seguro e em que molhar não se seja um problema para que as crianças. Os banhos de mangueira, assim como a guerra de balões, são refrescantes e fazem muito sucesso. Para a guerra de balões, basta enchê-los com água e explodir, jogando em diferentes direções. Outra sugestão é a brincadeira de escavar gelo. Basta colocar água em formas de gelo ou copos, por exemplo, mergulhar brinquedos pequenos e congelar. Depois de congelados, a criança escava o gelo com pazinhas ou colheres para retirá-los. Refresque-se junto com seu filho e tenha momentos felizes para recordar!
Aqui tem as melhores notícias da RMVale em primeira mão
Entre no nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DBF3WGdp31U5tHzQdSBf2z
Deixe um comentário