Cientistas criam molécula que imita efeitos do exercício e jejum no corpo humano
A molécula Lake combina lactatos e cetonas, dois compostos que o corpo produz durante o exercício físico e jejum
Foto: Reprodução
Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, estão desenvolvendo a molécula Lake que é capaz de reproduzir os efeitos metabólicos do exercício físico e jejum no corpo humano.
O estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, demonstrou resultados promissores em experimentos com camundongos. Os cientistas já estão realizando estudos clínicos iniciais para avaliar a eficácia da substância em humanos.
Os benefícios do exercício e da restrição calórica estão ligados ao aumento de lactatos e cetonas no organismo, substâncias que atuam como combustíveis eficientes para as células. O lactato é gerado a partir da quebra da glicose, enquanto as cetonas surgem da quebra da gordura.
Com o aumento dos níveis de lactato e cetonas, também ocorre a produção de um hormônio que suprime o apetite, resultando em uma série de vantagens para a saúde, incluindo a redução do risco de desenvolver síndrome metabólica.
Se os testes clínicos com humanos forem bem sucedidos, a molécula Lake poderá ser uma solução para melhorar o metabolismo de pessoas com limitações físicas, pois oferecerá benefícios similares aos obtidos com a prática de exercício e jejum.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)




Deixe um comentário