AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Brasil queimou mais de 21% do seu território em menos de 40 anos

Brasil queimou mais de 21% do seu território em menos de 40 anos

Segundo dados levantados pelo MapBiomas, o Brasil queimou cerca de 185,7 milhões de hectares em menos de quatro décadas, essa extensão representa a somatória de…

Por Portal Aqui Vale

Segundo dados levantados pelo MapBiomas, o Brasil queimou cerca de 185,7 milhões de hectares em menos de quatro décadas, essa extensão representa a somatória de dois países da América do Sul, Chile e Colômbia.

Por ano, a área queimada no Brasil equivale a 4 vezes o tamanho da Holanda: cerca de 16 milhões de hectares, ou 1,9% de todo território nacional.

O Cerrado e a Amazônia correspondem a 86% da área queimada e foram os biomas que mais sofreram com as queimadas. O levantamento do MapBiomas Fogo mostra o território consumido pelas chamas entre 1985 e 2022 a partir de imagens de satélite.

O Cerrado queimou o equivalente a uma Irlanda por ano, cerca de 7,9 milhões de hectares. Já a Amazônia teve uma média de 6,8 milhões de hectares/ano.

Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de Ciência no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) comentou o caso. “Com essa série histórica de dados de fogo, podemos entender o efeito do clima e da ação humana sobre as queimadas e os incêndios florestais”.

Os Estados que mais sofreram com queimadas de 1985 a 2022 foram o Mato Grosso, Maranhão e Pará. Já os municípios foram Corumbá, no Mato Grosso do Sul, São Félix do Xingu, no Pará, e Formosa do Rio Preto, na Bahia.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *