Brasil é o país que mais vaza dados no mundo
Em 2022, o Brasil foi apontado como o país com maior número de dados vazados, de acordo com um estudo da Tenable Research, representando 43%…
Em 2022, o Brasil foi apontado como o país com maior número de dados vazados, de acordo com um estudo da Tenable Research, representando 43% das informações pessoais expostas em todo o mundo.
Os números demonstram a vulnerabilidade do tratamento e armazenamento de dados pelos órgãos e empresas em território brasileiro. Em 2018, foi estabelecida a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei n°13.709, com o objetivo de definir normas para a proteção de dados pessoais, inclusive no mundo online.
“A segurança da informação deve ser prioridade para empresas e até mesmo clínicas ou consultórios médicos para garantir a proteção dos dados dos clientes e pacientes contra o risco de acessos indevidos. O controlador de dados – o diretor técnico ou o médico – precisa criar um programa de governança de dados que possibilite o tratamento dos dados com a segurança necessária”, informa a Dra. Sandra Franco, especialista em LGPD e Direito Médico.
É importante lembrar que a captura de dados deve ser autorizada por cada indivíduo e que a exposição dessas informações é crime. Inclusive, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) supervisiona a coleta e armazenamento dessas informações.
Deixe um comentário