Botão do pânico: prisões por violência contra a mulher dobram em Jacareí
Prefeitura afirma que o aumento foi de 116%
O número de prisões por descumprimento de medidas protetivas e violência contra a mulher dobrou ao longo de 2024, em Jacareí. Segundo a Prefeitura, no total foram 26 prisões ao longo dos doze meses de 2024. Somente no segundo semestre, após a implantação do botão, foram 18. Já em 2023, foram 12 prisões ao longo de todo o ano – com uma feita no segundo semestre. O aumento é de 116%.
A alta acompanha a operação do ‘Botão de Pânico’, ferramenta da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão lançada em julho do ano passado, com o objetivo de garantir maior velocidade e prudência no atendimento às vítimas do município.
O ‘Botão de Pânico’ integra uma série de medidas desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, para oferecer mais segurança às mulheres vítimas de violência. Entre as ações, estão visitas diárias na casa ou em outros locais onde se encontram as assistidas.
De acordo com a Prefeitura, cerca de 50 mulheres integram a rede em acompanhamento pela secretaria. As mulheres que precisam de ajuda devem procurar o Programa Família Segura, pelo telefone (12) 3955-9180, ou presencialmente, na Avenida Major Acácio Ferreira, 432, Centro.
Foto: Divulgação
Deixe um comentário