Asteroide passa próximo à Terra nesta quarta-feira (26)
Nasa o classifica como "potencialmente perigoso"
Um asteroide classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa passou perto da Terra por volta das 8h30 de hoje (26).
De acordo com o mestre em astrofísica Marcelo Mateus, o asteroide 2014 TN17, recebe essa classificação considerando suas dimensões e a distância da Terra, mas que em termos práticos, não houve chances de colisão ou acidentes em relação a nosso planeta.
Esse asteroide em especial tem diâmetro entre 130 e 290 metros e estava a 5 milhões de quilômetros da Terra. Ele chamou a atenção por ser o maior objeto nos últimos anos a entrar em uma órbita tão próxima ao planeta.
“Constantemente temos meteoros atingindo a Terra em rota de colisão direta. Eles são consumidos pela atmosfera. Já os asteroides, acabam sendo puxados pela ação gravitacional de Júpiter, que funciona como um guardião para a Terra.” Acrescenta o especialista, que também informa que o evento não é visível, a não ser em instituições especializadas com telescópios potentes, pois diferente dos cometas, que deixam rastros luminosos, os asteroides se assemelham a rochas e não emitem gás ou luz.
Foto: Reproução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário