Aedes Aegypti pode transmitir doenças para os pets
O mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a Dengue, Zika e Chikungunya, pode também afetar os animais de estimação. A doença que acomete cães e…
O mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a Dengue, Zika e Chikungunya, pode também afetar os animais de estimação.
A doença que acomete cães e gatos, mais comum em cachorros, é chamada de Dirofilariose, mais conhecida como verme do coração, que afeta o sistema circulatório e causa alterações cardíacas. Os pets não adquirem dengue, mas podem desenvolver outras doenças.
A veterinária Rayres Soares Gracia explica que hoje no mercado já existem coleiras próprias para repelir os mosquitos e repelentes naturais para pets, pois eles não podem usar os dos humanos.
Rayres explica que caso o pet esteja com Dirofilariose, “ele vai apresentar prostração, cansaço, fraqueza, alterações respiratórias e desmaio”. Caso o seu bichinho esteja com esses sintomas, procure um médico veterinário.
Não só o Aedes Aegypti pode transmitir doenças para os animais de estimação, a flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha, transmite a leishmaniose.
Para proteger a sua família e o seu pet do mosquito algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo: trocar diariamente a água de bebedouros dos animais, usar repelente nos pets seja por coleiras, spray ou pipetas e eliminar possíveis locais de criadouros.
Deixe um comentário