Ações da GCM aumentam prisões e recuperação de veículos no primeiro trimestre
Prefeitura afirma que resultados são frutos do uso de tecnologia e ações coordenadas
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté recuperou, no primeiro trimestre de 2025, quatro vezes mais veículos do que no mesmo período do ano passado, um salto de 300% nas ocorrências, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do município. O período também registrou aumento no número de detidos colocados à disposição da Justiça e na captura de foragidos.
As ações da GCM resultaram na recuperação de 12 veículos entre janeiro e março deste ano, contra 3 no mesmo período de 2024. A administração municipal destacou que esse aumento expressivo é fruto do uso de tecnologias, como o sistema de reconhecimento de placas pelas câmeras de segurança, análise forense e ações coordenadas entre o CGI (Centro de Gestão Integrada) e as equipes em campo.
Ainda segundo a prefeitura, por meio de abordagens a pessoas em atitude suspeita no primeiro trimestre, houve um aumento no número de detidos e encaminhados à Justiça, de 11 em 2024 para 14 em 2025, o que representa uma alta de 27,27%. Já a captura de foragidos também apresentou crescimento, foram 7 neste ano, frente a 5 no mesmo período do ano anterior, um avanço de 40%.
Somente no comparativo de março, as ocorrências de tentativas de furto a bens públicos no município apresentaram uma redução de 20%, com 5 registros em 2024 e 4 neste ano.
Operações e nova frente de atuação
Desde o início de 2025, a GCM adotou novas estratégias de atuação, como o uso intensivo de tecnologias de monitoramento por meio das 2.627 câmeras conectadas ao CGI.
Outro destaque é a criação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que entrará em operação com uma viatura Trailblazer blindada e novas equipes treinadas especialmente para ações de patrulhamento ostensivo e comunitário.
Além disso, a GCM segue realizando operações como “Sossego”, “Ferro Velho”, “Praça Segura”, “Ronda Escolar”, entre outras, em diversos pontos do município.
Deixe um comentário