Diretora pede exoneração após expor relação extraconjungal com prefeito de São José dos Campos
O prefeito Anderson Farias e Sheila Thomaz anunciaram a separação no dia 10 de outubro, após 30 anos de casamento

A diretora de Saúde de São José dos Campos, Milena Coelho, pediu exoneração do cargo após a exposição pública de um relacionamento amoroso com o prefeito Anderson Farias (PSD). O pedido foi feito na sexta-feira (18) e aceito pelo governo municipal. A decisão ocorre uma semana depois de o prefeito anunciar o fim do casamento com a então primeira-dama, Sheila Thomaz.
Segundo a Prefeitura, o pedido de desligamento partiu da própria servidora, que alegou motivos pessoais. Em nota oficial, o governo municipal informou que a exoneração será publicada no Boletim do Município e reforçou que “questões de ordem pessoal não interferem na gestão pública”.
Na semana passada, Milena Coelho registrou um boletim de ocorrência contra a ex-primeira-dama Sheila Thomaz, no fim de agosto, por perseguição e injúria. No documento, ela afirma que “tem um relacionamento amoroso e a esposa dele, de nome Sheila Cristina Thomaz Ferreira, começou a persegui-la, indo em seu local de trabalho”.
O prefeito Anderson Farias e Sheila Thomaz anunciaram a separação no dia 10 de outubro, após 30 anos de casamento. Em nota divulgada nas redes sociais, Farias afirmou que a decisão foi “de comum acordo” e agradeceu à ex-esposa pelo trabalho à frente do Fundo Social de Solidariedade, cargo que ela também deixou no mesmo dia.
Além disso, o prefeito Anderson Farias cumpre uma medida protetiva contra a ex-primeira dama, com base na Lei Maria da Penha. Ele negou ter cometido qualquer agressão, dizendo que as declarações apresentadas no processo são “incompatíveis com a realidade”.
A medida cautelar foi concedida pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no dia 7 de outubro e tem validade de um ano.
A exposição do caso gerou repercussão política no município e entre aliados do prefeito. Apesar disso, a administração municipal reforçou que as mudanças no quadro de servidores da Saúde seguem critérios técnicos e que a saída da diretora não impactará o funcionamento da pasta.
Em comunicado oficial, a Prefeitura de São José dos Campos informou que “respeita a decisão da servidora e agradece pelos serviços prestados à população”. O texto destaca ainda que a exoneração foi feita “a pedido da própria funcionária” e que a gestão “mantém o foco na continuidade das políticas públicas e nos atendimentos de saúde”.
A nota também reafirma que “assuntos pessoais não se confundem com as responsabilidades públicas” e que “a administração segue pautada pela transparência e legalidade”.
Milena desativou uma conta no Instagram, em que oferecia serviços de estética, como aplicação de botox. Isso também aparece no boletim de ocorrência registrado por ela contra Sheila. No documento, Milena afirma que a ex-primeira-dama “fez ainda um dossiê contra a declarante com fatos inverídicos, colocando pessoas para tirar foto da declarante onde ela vai, em casa, no trabalho e qualquer outro lugar que esteja, sendo que esse dossiê seria para a declarante ser demitida”.
A exoneração deve ser oficializada no Boletim do Município nos próximos dias. Ainda não há definição sobre quem assumirá o cargo de diretoria na Secretaria de Saúde.
Leia abaixo a íntegra da nota enviada por Milena Coelho ao G1:
“Sou servidora pública concursada da Prefeitura de São José dos Campos, formada em Enfermagem, com quatro pós-graduações na área da saúde entre elas, Auditoria em Enfermagem e experiência consolidada na gestão pública municipal.
Ao longo dos últimos anos, atuei em diferentes áreas da Secretaria de Saúde:
• 2017 – Enfermeira na Saúde da Criança
• 2018 – Coordenadora dos Núcleos em Saúde
• 2019 – Coordenadora do Programa de IST/Aids
• 2020 a 2023 – Coordenadora da Equipe de Imunização
• 2023 a 2024 – Ouvidora da Saúde
• 2025 – Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS)
Durante minha gestão no DVS, lideramos mudanças estratégicas no enfrentamento à dengue, que resultaram em melhora expressiva nos indicadores e redução de óbitos, garantindo uso mais eficiente dos recursos públicos.
Também aprimoramos as ações de combate à sífilis e implantamos atendimento com foco em gestão da qualidade na Vigilância Sanitária, dentre outras diversas atividades.
Minha nomeação para a função de Diretora atendeu a todos os requisitos legais e critérios técnicos, sendo fruto de mérito profissional e dedicação ao serviço público.
Contudo, diante da exposição recente e com o intuito de preservar minha imagem e a tranquilidade da instituição e das equipes, optei por solicitar exoneração do cargo em comissão na última sexta-feira (17), permanecendo no meu cargo efetivo de origem neste momento.
Agradeço às equipes da Saúde pelo profissionalismo e apoio ao longo da minha trajetória. Seguirei no cargo efetivo, contribuindo para a continuidade dos serviços à população.”
Deixe um comentário