Vigilância Sanitária descarta mais de 100 litros de bebidas sem procedência em Caraguatatuba
Ação conjunta com Urbanismo e PM também interditou cinco estabelecimentos por irregularidades

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba descartou mais de 100 litros de bebidas alcoólicas sem procedência após uma operação realizada entre os dias 2 e 5 de outubro. A fiscalização ocorreu em 16 estabelecimentos, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e a Polícia Militar.
O objetivo da ação foi combater a venda de bebidas adulteradas ou clandestinas e alertar para os riscos do consumo de produtos irregulares. A medida segue as orientações do Governo do Estado de São Paulo, que reforça o alerta sobre o metanol, substância altamente tóxica usada em solventes e combustíveis e que pode estar presente em bebidas falsificadas.
A ingestão de metanol pode causar cegueira permanente e até morte. Os sintomas iniciais incluem sonolência, tontura, náuseas, dor abdominal e confusão mental. Em casos mais graves, podem surgir visão turva, perda da percepção de cores, convulsões e coma.
Como parte das ações preventivas, profissionais da Vigilância Sanitária do município participarão, nesta terça-feira (7), de um treinamento nacional on-line sobre identificação de bebidas falsificadas, promovido pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Procon-RJ e Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro.
A operação também resultou no fechamento de cinco bares e adegas por funcionamento fora do horário permitido ou por documentação irregular, conforme determina o Código de Posturas do município (Lei nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar nº 127/23).
Deixe um comentário