AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Urbam é multada por enviar 78 mil toneladas de chorume para Estação da Sabesp em São José sem autorização

Urbam é multada por enviar 78 mil toneladas de chorume para Estação da Sabesp em São José sem autorização

A Urbam tem um prazo de 20 dias contados a partir do recebimento da notificação para recorrer

Foto: Reprodução

A Urbanizadora Municipal S.A. de São José dos Campos (Urbam) foi multada em R$ 106.080,00 por enviar 78 mil toneladas de chorume sem autorização para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lavapés, em São José. A Sabesp também foi autuada por receber o material de maneira irregular. A ação ocorreu durante um ano.

As multas foram emitidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no dia 13 de dezembro. Em outubro do ano passado, a Urbam solicitou autorização para encaminhar chorume proveniente de seu aterro sanitário para a ETE Lavapés.

A Cetesb negou o pedido pelo fato da ETE enfrentar dificuldades para manter a boa operacionalidade e o tratamento dos efluentes recebidos. O segundo motivo foi que a Urbam estava, na época, com o CADRI – Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental vencido desde 16 de março de 2023.

A decisão cabe recurso. A Urbam tem um prazo de 20 dias contados a partir do recebimento da notificação.

O que diz a Prefeitura de São José

Em nota, a Prefeitura afirma que a Urbam não foi multada por despejar chorume no rio. “Pelo contrário, a empresa sempre prezou pelas questões referentes à sustentabilidade e à proteção ambiental. Houve apenas uma notificação por ausência de documentação de destinação do chorume. Lembrando que a Urbam já havia solicitado esta renovação da documentação (CADRI) à Cetesb, como faz há 15 anos”.

A administração afirma que enquanto a Cetesb não se manifestou sobre a documentação, a Sabesp continuou aceitando o chorume e que em nenhum momento o chorume da Urbam deixou de ir para o sistema de tratamento da Sabesp.

“A Sabesp não fez os devidos investimentos e deveria ter sido autuada antes de chegar neste ponto. O volume de chorume do aterro sanitário municipal enviado à Estação Lava Pés é de apenas 0,23% do volume total tratado pela Sabesp – quantidade irrelevante para produzir qualquer tipo de efeito poluidor no rio, completa a Prefeitura.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *