Presença da polícia militar assusta moradores nesta terça na Vila Unidos, em São José dos Campos
Moradores relatam tensão com presença policial e afirmam que ação seria para retirada de árvore em área sob disputa com a Prefeitura

Na Vila Unidos, região Norte de São José dos Campos, a manhã desta terça-feira começou tensa com a chegada da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
Segundo a moradora Rose Magalhães, que nos enviou os vídeos, os policiais afirmaram que a ação visa preservar o local, referindo-se à área que deve ser destinada à construção de unidades habitacionais no bairro.
Porém, de acordo com informações obtidas pela reportagem, o grande efetivo policial foi acionado para acompanhar a retirada de uma árvore no terreno. A vereadora Amélia Naomi, que também enviou vídeos, relatou que a ação seria para garantir essa retirada, o que tem gerado ainda mais tensão entre os moradores.
O terreno é alvo de um impasse entre os moradores e a Prefeitura. Atualmente, existe uma liminar que suspendeu as obras até que a Prefeitura se manifestasse.
“E até agora a Prefeitura não se manifestou. Com certeza, a presença da polícia aqui é uma forma de pressionar os moradores, querendo mostrar força, sobretudo do vice-prefeito que veio da área da segurança”, disse Rose.
Ela também destacou o exagero do efetivo no local, afirmando que a Polícia Militar chegou a enviar a cavalaria para uma área onde vivem cerca de 200 pessoas.
Na área em questão funcionava um parquinho infantil e uma academia ao ar livre. Para a construção das unidades habitacionais, essas atividades seriam transferidas para outro local que não agrada os moradores por várias questões, como distância e condições do terreno.
De acordo com os moradores, a atitude da Prefeitura foi impositiva, o que gerou revolta e manifestações. Em uma dessas manifestações, algumas pessoas foram atingidas por gás de pimenta por parte de guardas municipais.
O Aqui Vale continua acompanhando o caso.
Deixe um comentário