Intoxicação por metanol: cerveja e vinho também podem ser contaminados?
Até o momento, Anvisa recebeu 16 notificações de possíveis casos de intoxicação; ao menos três mortes foram confirmadas

O consumo de bebidas contaminadas com metanol foi associado a pelo menos cinco mortes no estado de São Paulo. De acordo com o governo de São Paulo, apenas uma foi confirmada como causada por intoxicação com a substância, enquanto as outras quatro ainda estão sendo analisadas.
Segundo as investigações realizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram ingeridas bebidas como gin, uísque e vodca, vendidos em bares e adegas.
Cerveja e vinho também podem conter metanol?
Segundo o Infomoney, Thiago Correra, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), afirma que o metanol pode aparecer de duas formas: naturalmente, durante a fermentação de frutas, ou por falhas no processo de destilação feita durante a produção, quando a fração inicial da destilação (“a cabeça”), rica em metanol, não é devidamente descartada.
O químico explica que nas bebidas fermentadas, como o vinho, o metanol pode surgir naturalmente em pequenas quantidades por causa da fermentação das cascas das frutas ricas em pectina, mas geralmente em níveis baixos e regulamentados.
A cerveja praticamente não apresenta risco porque o processo de produção não gera metanol em quantidades relevantes. Além disso, não existiria ganho econômico ilegal em inserir o metanol.
A seguir, confira o passo a passo para garantir que a bebida é segura
- Verificar vedação da bebida comprada.
- Analisar se as bebidas seguem um padrão de quantidade de líquido. Caso não, pode ser um indicador de que algo está errado.
- Confira os rótulos. Bebidas legais comercializadas no Brasil possuem contrarrótulo em português, com o número do registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
- Confie de preços muito baixos. Ofertas e promoções existem, mas, em se tratando das bebidas alcoólicas mais conhecidas e desejadas, existe uma média de preço de mercado.
- Compre em locais confiáveis.
Sintomas da intoxicação por metanol
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Dor abdominal;
- Confusão mental;
- Visão turva repentina ou até cegueira.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário