AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Imersão cultural inédita traz cerâmica ancestral, queima tradicional e documentário

Imersão cultural inédita traz cerâmica ancestral, queima tradicional e documentário

Atividade gratuita apresenta técnicas tradicionais e obras inspiradas em viagem ao Peru

Por Portal Aqui Vale
Foto: Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe nos dias 21 e 22 de novembro uma programação dedicada à cerâmica pré-hispânica. A abertura será na sexta-feira (21), às 10h, com a exposição “Cerâmica: Legado Ancestral”, que reúne trabalhos dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier.

As peças foram produzidas a partir de referências de uma viagem ao Peru em 2023, organizada pelo músico Rodrigo Qowasi, da Puttutu Expediciones. O grupo visitou sítios arqueológicos e conheceu técnicas locais, experiência que resultou nas obras apresentadas. A mostra pode ser visitada até 31 de dezembro, com agendamento de visitas guiadas pelo telefone (12) 98195-0786.

No mesmo dia, às 11h, será realizada uma queima positivo-negativo, técnica tradicional do Norte Peruano e de etnias da Amazônia Brasileira. O processo consiste em aplicar fumaça e camadas de cerâmica semilíquida sobre peças já queimadas, criando contrastes visuais.

A programação continua no sábado (22), às 19h, com a exibição do documentário “O Som Alcança o Sol”, dirigido por Bruna Epiphanio. O filme apresenta a trajetória da ceramista Máyy Koffler e discute as transformações nas práticas artesanais diante da industrialização. As vagas são limitadas a 30 pessoas, por ordem de chegada.

Máyy Koffler nasceu no Paraguai e viveu por anos no Peru, onde estudou técnicas de cerâmica pré-hispânica. Sua pesquisa sobre o povo do Piura resultou no domínio dos métodos de positivo e negativo, usados na decoração de peças com motivos pré-colombianos.

As atividades acontecem na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1231, Martim de Sá, com entrada gratuita.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile