Homem é preso em operação contra bebidas adulteradas com metanol em São José dos Campos
Além de bebidas adulteradas, foram apreendidos produtos, máquinas, insumos, celulares e documentos

Na manhã desta terça-feira (14) um homem foi preso em São José dos Campos durante a operação da Polícia Civil de São Paulo contra a produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, uma substância altamente tóxica que pode até levar a morte.
As investigações apontaram que o suspeito operava em um imóvel localizado na rua Rio Jurubatuba, no bairro Jardim Pararangaba, na zona leste de São José dos Campos, onde os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão. No local, foram encontradas diversas garrafas adulteradas.
Batizada como operação Poison Source – Fonte do Veneno, a ação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar. O objetivo é desmantelar uma rede criminosa responsável por distribuir bebidas falsificadas em larga escala no Estado.
Além de bebidas adulteradas, foram apreendidos produtos, máquinas, insumos, celulares e documentos, instrumentos que poderão ajudar a identificar demais integrantes da rede criminosa. As investigações correm sob segredo de justiça, e novos desdobramentos devem ser divulgados nos próximos dias.
O metanol é um composto químico que, quando ingerido, pode causar efeitos extremamente graves no organismo. Entre os riscos estão danos ao sistema nervoso, cegueira permanente e falência de órgãos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registradas 213 notificações de intoxicação, das quais 32 foram confirmadas e outras 181 ainda estão sob investigação. Na região do Vale do Paraíba, há um caso confirmado e sete suspeitas.
Deixe um comentário