AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Guaianases, conheça a história dos indígenas que ocuparam São José

Guaianases, conheça a história dos indígenas que ocuparam São José

A primeira ocupação de índios em nossa cidade, aconteceu por volta de 1563, era a Aldeia do Rio Comprido, que, somente em 1767 foi elevada…

Por Edu Santos

A primeira ocupação de índios em nossa cidade, aconteceu por volta de 1563, era a Aldeia do Rio Comprido, que, somente em 1767 foi elevada à Vila de São José do Paraíba (o equivalente, hoje a município).

Mas por que “São José”, se todas as outras Aldeias do Vale do Paraíba, depois Vilas e Comarcas, tinham e têm nomes indígenas? Tudo leva a crer que os jesuítas quiseram homenagear um de seus líderes, o Padre José de Anchieta.

Em 1645, o povoado de São Francisco de Chagas de Taubaté, originário também de uma aldeia de índios guaianases, foi elevada à vila. O nome é originário do tupi: taba” (aldeia) “ibaté” (alta), ao pé da letra: aldeia alta.

Em 1651, núcleo de Santo Antônio de Guaratinguetá era elevada à vila. O nome é originário do tupi: gûyrá (pássaro), tinga (branco) e etá (muito), ou seja, “muitas garças brancas”.

Em 1653, a aldeia “Nossa Senhora da Conceição da Paraíba” é elevada à vila e passa a se chamar Jacarehy, que, em tupi-guarani, significa “água ou rio de jacarés”.

Em 1666, os bandeirantes ocupam a região de Paraibuna, que seria elevada à vila em 1832. O topônimo vem do tupi: pará (grande rio), ý (água) e b’una (escura), “grande rio de água escura”.

Em 1669, ao norte de Taubaté, começou a se formar o povoado de Tremembé, em torno de uma capela de São Bom Jesus. Palavra de origem tupi – Tirime’mbé “Tere-membé”, que pode ser ‘Escoar Molemente’ tanto significar água afamada, água boa para a saúde. A cidade foi batizada com esse nome, por causa tanto da quantidade de água ou cursos dela em sua geografia.

Em 1695, surgia o povoado de Guaypacaré (atual Lorena), que seria elevada à vila em 1788. O nome, originário do tupi, significa “braço ou seio da lagoa torta”, em virtude de um braço do rio Paraiba ali existente na época.

Em 1705, o povoado de Pindamonhangaba, recebeu foros de vila, por ato da Rainha Dona Catarina, ficando, portanto, politicamente emancipado de Taubaté. Pindamonhangaba, significa em tupi “lugar onde se faz anzóis”, pinda (anzol), monhang (fazer), aba (lugar).

Também em 1705, onde hoje é o bairro de Vila Velha de Caçapava, surgia, nas terras de uma fazenda pertencente a Jorge Dias Velho, o núcleo que viria a ser a cidade de Caçapava. O nome do município origina-se da língua tupi e significa clareira ou “passagem na mata”, de ka’a, “mata” e asapaba, “passagem”.

Provavelmente, o nome foi dado devido à grande fenda natural que existe na serra do Mar nessa região e que é responsável pelos densos nevoeiros vindos do oceano Atlântico no período de inverno.

Igaratá, foi uma das últimas cidades a serem fundadas no Vale do Paraíba. Em 1864, a Capela de Nossa Senhora do Patrocínio é levada à categoria de Freguesia. O nome Igaratá (do tupi ” ygara-atã “, significa canoa grande), surgiu em 1906.

Edu Santos

Conhecido por manter as tradições joseenses, Edu faz questão de trazer ao presente a história de São José dos Campos. Através das memórias o colunista resgata a essência da cidade e aponta como os velhos tempos contribuíram para o crescimento e cultura local.

Deixe um comentário

1 Comentário em “Guaianases, conheça a história dos indígenas que ocuparam São José”

  1. Adilson araujo da silva disse:

    sou joseense e sou muito fã e apaixonado pelas histórias de São José dos Campos lindo muito lindo

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *