AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Grupo joseense celebra tradição e cultura tropeiras em teatro de miniaturas na 1ª FLLOR

Grupo joseense celebra tradição e cultura tropeiras em teatro de miniaturas na 1ª FLLOR

Grupo Teatro do Imprevisto fará duas apresentações de “Miragens na Caixa” no sábado, na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, Centro de Lorena

Por Portal Aqui Vale

O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, é uma das atrações confirmadas para a 1ª Festa Literária Lorenense (FLLOR), que será realizada entre os dias 19 e 21 (sexta a domingo), na praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no Centro de Lorena. O evento homenageia o poeta e ensaísta Péricles Eugênio da Silva Ramos e contará com duas apresentações do espetáculo “Miragens na Caixa”, de teatro de miniaturas, no sábado (20), em dois horários: 10h e 15h, com entrada franca.

“Miragens na Caixa” apresentará ao público lorenense a riqueza e a magia do teatro de miniaturas, também conhecido como lambe-lambe, especialidade do grupo joseense, ao mesmo tempo que propõe um reencontro musical e colorido com as influências tropeiras da própria cidade.

Segundo Ricardo Veríssimo, o espetáculo propõe quatro histórias que cruzam com as manifestações culturais e as figuras folclóricas presentes no Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira. “Num jogo de imagens os mini-espetáculos ‘Mãe Dágua’, ‘Histórias de Pescador’, ‘Procissão das Almas’ e ‘Viagem a Marte’ contam histórias curtíssimas dentro de uma caixa com bonecos que ganham vida aos olhos do espectador”, explica.

Antes das apresentações na 1ª Fllora, alunos da Escola Municipal Ruy Brasil Pereira, no Jardim Novo Horizonte, receberão a oficina de teatro de miniaturas nos dias 18 e 19, das 8h às 12h. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto “Miragens na Caixa” tem a assinatura e elenco dos grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, direção artística de Tiago Almeida e Iasmim Marques, do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), e direção musical de Beto Quadros. No elenco, além de Veríssimo, estão Cibele Tomaz e Vivian Rau.

Foto: Reprodução

São José dos Campos

            Depois do Vale Histórico, o GTI retorna a São José dos Campos para duas apresentações do “Miragens na Caixa” no Sesc (avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas), às 14h30 e 16h30, no dia 28 (domingo). Uma semana antes, no dia 21 (domingo), o público poderá conferir outro importante trabalho do grupo: “No Quintal do Mundaréu”, que aborda assuntos como violência doméstica e empoderamento feminino, entre atores e bonecos.

O Grupo Teatro do Imprevisto completa 20 anos em 2024 sendo referência no teatro de animação, com vários projetos de montagem e circulação aprovados por leis de incentivo, como o Programa Ação Cultural, o ProAC, Paulo Gustavo e Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, com apresentações em diferentes cidades e regiões do Brasil e América do Sul. Para conhecer outras produções do GTI, acesse: https://teatrodoimprevisto.wixsite.com/

Portal Aqui Vale

Tudo o que você precisa saber está aqui.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *