Estudo oferece tratamento gratuito para pessoas com histórico cardiovascular
A doença atinge milhões de brasileiros, mas sinais de alerta ainda são pouco conhecidos

O Centro Internacional de Pesquisa Clínica (CIPES) realiza um estudo clínico que oferece tratamento sem custo para pessoas com histórico cardiovascular. Os voluntários recebem consultas médicas regulares, acompanhamento especializado e medicamentos de alto custo.
Podem participar pessoas com 40 anos ou mais que tenham diabetes, hipertensão e histórico de eventos cardiovasculares, como infarto, AVC, doença arterial periférica, colocação de stent ou amputações por causas vasculares.
Segundo a cardiologista e pesquisadora Dra. Fabiana Marcondes Braga, “Esse estudo é uma oportunidade para pacientes que convivem com os fatores de risco da IC, terem acesso a tratamento de ponta que pode evitar o desenvolvimento da insuficiência cardíaca ainda contribuir com o desenvolvimento da ciência”.
A médica e pesquisadora Dra. Rose Marçal complementa: “Nosso objetivo é oferecer cuidado de excelência aos participantes e desenvolver novas alternativas terapêuticas que possam beneficiar milhares de pessoas no futuro”.
A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição crônica que compromete a capacidade do coração de bombear sangue de forma adequada. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com a doença, e 240 mil novos casos são diagnosticados por ano.
Entre os principais sintomas estão falta de ar, cansaço extremo, inchaço nas pernas e ganho de peso por retenção de líquidos. A doença costuma ser consequência de outras condições, como hipertensão, diabetes, infarto, doenças das válvulas cardíacas e cardiomiopatias.
Segundo Dra. Fabiana, “a insuficiência cardíaca geralmente é consequência de outras doenças como hipertensão arterial, diabetes, infarto, AVC e doença arterial periférica (DAP). Por isso, o acompanhamento médico contínuo e o acesso a tratamentos eficazes são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.
Deixe um comentário