AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Deserto na Austrália tem desenho humano de 3,5 km que ninguém sabe como surgiu

Deserto na Austrália tem desenho humano de 3,5 km que ninguém sabe como surgiu

Geoglifo continua intrigando cientistas mesmo depois de quase três décadas desde a sua misteriosa aparição

Em junho de 1998, pilotos que sobrevoavam o interior do sul da Austrália e notaram a silhueta de um homem nu eempunhando o que parecia ser um bastão de arremesso ou um bumerangue.

Visível apenas do alto, o desenho tinha 3,5 km de comprimento e 28 km de perímetro. Surgia ali o “Homem de Marree” (também chamado de “Gigante de Stuart”) um dos maiores geoglifos do planeta.

A figura foi esculpida no planalto de Finniss Springs, cerca de 60 km a oeste da pequena cidade de Marree. De acordo com imagens de satélite, ela apareceu misteriosamente entre 27 de maio e 12 de junho de 1998.

Poucos dias depois, hotéis locais receberam um fax anônimo informando a localização exata do desenho e reivindicando a autoria sob a obra. O texto, repleto de gírias americanas, levantou suspeitas sobre uma possível origem estrangeira.

Autoria desconhecida

O geoglifo teria sido feito com máquinas de terraplenagem guiadas por um sistema primitivo de GPS — uma façanha tecnológica para o final dos anos 1990. Ainda assim, passadas quase três décadas, ninguém sabe quem criou a obra.

As teorias são inúmeras. Uma das mais conhecidas aponta para Bardius Goldberg, artista de Adelaide, que teria confidenciado a amigos ser o responsável pela figura antes de morrer, em 2002.

Outras suspeitas recaem sobre militares americanos de uma base próxima da Força Aérea Real Australiana. Uma pequena placa com a bandeira dos EUA encontrada perto da cabeça reforça essa hipótese.

Em 2018, o explorador australiano Dick Smith chegou a oferecer 5 mil dólares australianos para quem apresentasse provas sobre a autoria do desenho. Ninguém se manifestou.

Com o passar dos anos, o vento e a erosão quase apagaram o gigante. Em 2016, moradores locais decidiram refazer o contorno da figura usando escavadeiras e GPS modernos.

O novo traçado ganhou sulcos projetados para reter água, favorecendo o crescimento de vegetação e garantindo que o desenho continue visível por muito mais tempo. Hoje, o Homem de Marree pode ser visto até mesmo do espaço.

Fotos: Reprodução

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *