CCR construirá passarela para romeiros na Dutra ligando Arujá a Aparecida
Expectativa é que o início das obras seja em 2026

A concessionária RioSP vai construir uma via exclusiva de 134 quilômetros destinada aos peregrinos que fazem romarias a pé ou de bicicleta até o Santuário Nacional de Aparecida. O trajeto terá entre 3 e 7 metros de largura e será erguido paralelamente à rodovia Presidente Dutra. O objetivo é aumentar a segurança dos fiéis, que atualmente caminham pelo acostamento da estrada.
O projeto técnico foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e recebeu prioridade na análise. A expectativa é que a autorização para início das obras seja concedida em breve, com previsão de que os trabalhos comecem em 2026, junto à ampliação da capacidade da Dutra.
A nova via deve ligar Arujá, na Grande São Paulo, ao santuário, em Aparecida, passando por Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba e Roseira. Estudos apontam que há espaço disponível para uma via contínua na maior parte do percurso. Em alguns trechos, no entanto, serão necessárias obras de alteamento e ajustes nas entradas e saídas da rodovia, segundo Borrel.
Nos trechos urbanos, parte do trajeto poderá utilizar marginais locais. A proposta ainda depende da autorização formal da ANTT para avançar para as etapas técnicas e de viabilidade econômica. O plano também prevê transferir para a nova via os atuais pontos de apoio aos peregrinos que se instalam às margens da Dutra durante as romarias.
Caso aprovado, o projeto será financiado pela concessionária. Como o investimento não estava previsto no contrato de concessão, haverá necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro do acordo.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário