Autuações por descarte irregular em São José disparam 729% em 2025
Prefeitura registra 282 flagrantes entre janeiro e outubro e multas chegam a R$ 35 mil

De janeiro a 12 de outubro deste ano, a Prefeitura de São José dos Campos aplicou 282 autuações em flagrante por descarte irregular de resíduos em áreas públicas. O número representa um aumento de 729% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 34 infrações.
As multas podem chegar a R$ 35 mil por ocorrência, conforme a gravidade da infração e o tipo de material descartado. A ação faz parte do trabalho de fiscalização ambiental realizado pelo município, que busca coibir práticas que prejudicam o meio ambiente e a limpeza urbana.
Para incentivar o descarte correto, a cidade conta com 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) distribuídos por todas as regiões, incluindo Eugênio de Melo e o distrito de São Francisco Xavier. O serviço é gratuito e permite o descarte de até 1 metro cúbico de resíduos por entrega.
A população também pode contribuir com a fiscalização ao denunciar o descarte irregular de lixo. As denúncias são gratuitas e anônimas e podem ser feitas pelo 156 (telefone, site ou aplicativo) ou pelo 153, da Guarda Civil Municipal.
Deixe um comentário