Autores do Vale do Paraíba vencem categorias do Prêmio Jabuti
Outro joseense foi finalista na categoria “Artes”

Dois escritores do Vale do Paraíba conquistaram categorias no Prêmio Jabuti 2025, entregue na noite de segunda-feira (27) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O Prêmio Jabuti, criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é o mais tradicional reconhecimento literário do país.
André Kondo, de Taubaté, levou a categoria Juvenil com o livro “O Silêncio de Kazuki”, que conta a história do pai, um japonês que lutou na Segunda Guerra Mundial e se mudou para o Brasil. A obra aborda a relação entre pai e filho e momentos de superação pessoal.
Já Daniel Munduruku, de Lorena, venceu na categoria Infantil com “Estações”, livro que relaciona as mudanças da natureza às fases da vida, refletindo a visão indígena do autor. Munduruku já havia sido premiado pelo Jabuti outras duas vezes, mas disse que esta vitória foi especial.
A região também teve outro destaque: Ricardo Martins, de São José dos Campos e morador de Ubatuba, foi finalista na categoria Artes com “Os Últimos Filhos da Floresta”, mas não conquistou o prêmio.
Deixe um comentário