Alunos da USP fazem manifestação pedindo melhorias no transporte público de Lorena
Atraso nos horários, infraestrutura precária dos veículos, superlotação e demora na recarga dos cartões são algumas das reclamações.
Alunos da Universidade de São Paulo (USP) de Lorena realizaram uma manifestação, na última sexta-feira (19), pedindo melhorias no transporte público da cidade.
De acordo com os alunos, o Diretório Acadêmico da universidade organizou diversas reuniões com a empresa para tratar sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e houve a criação de um canal entre eles para conseguir obter as críticas para encaminhamento à empresa UTILE Urbano, responsável pelo transporte público de Lorena.
Entre os principais problemas enfrentados estão o atraso nos horários dos ônibus, a infraestrutura precária dos veículos, superlotação, demora na recarga dos cartões e o número de veículos na frota.
Segundo Heloysa de Araújo da Luz Verônico, estudante da USP Lorena, os alunos são dependentes desse transporte, já que a faculdade fica longe do centro e da moradia de todos os estudantes.
“Depender de um sistema de ônibus precário tem prejudicado bastante meu dia a dia na faculdade. Já cheguei atrasada em algumas aulas devido aos atrasos dos ônibus e, em outras ocasiões, fiquei na faculdade por cerca de 2 horas esperando o transporte para poder ir embora. Isso afeta não apenas meu rendimento acadêmico, mas também meu bem-estar geral, tornando a experiência universitária mais estressante e desgastante do que deveria ser”, disse em entrevista ao Aqui Vale.
O Diretório Acadêmico protocolou uma denúncia no Ministério Público (MP) e a UTILE Urbano foi notificada. Agora, a empresa tem um prazo de 90 dias corridos para justificar os problemas que vêm ocorrendo.
Caso não sejam justificados no prazo de 90 dias, poderá ser aberto um processo administrativo, o qual permitirá, se deferido, a abertura de uma nova licitação para contratação de uma nova empresa.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Lorena disse houve o acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) durante todo o trajeto de forma a garantir a segurança de todos os manifestantes, na última sexta-feira (19) e que já cobrou esclarecimentos.
“A Prefeitura tem cobrado constantemente a empresa para que a mesma preste um serviço digno a população, a empresa foi notificada, tem 90 dias a contar do recebimento da notificação para sanar os problemas apresentados ou se justificar quanto ao não cumprimento dos mesmos, o próximo passo será a abertura de um processo administrativo, que poderá resultar em cancelamento do contrato. Como não sabemos se a empresa vai sanar os problemas apresentados, foi solicitado um parecer jurídico pra contratação de forma emergencial para a prestação do serviço até que se concretize uma nova concessionária para a prestação do transporte público no município de Lorena, caso venha a ser necessário”.
📷 Reprodução
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