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Acqua Vias SP vence leilão e deve modernizar balsas no Litoral Norte 

Pacote inclui renovação de frota, terminais reformados e redução de até 18 mil toneladas de CO₂ por ano 

Foto: Reprodução

A travessia entre São Sebastião e Ilhabela deve passar por uma grande modernização. O Consórcio Acqua Vias SP venceu o leilão do Governo de São Paulo e será responsável por operar o Sistema de Travessias Hídricas pelos próximos 20 anos

O grupo ofereceu 12,60% de desconto no valor previsto pelo edital e superou outras três empresas concorrentes. O leilão aconteceu nesta quinta-feira (13), na sede da B3, em São Paulo. 

O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP) e prevê um pacote robusto: R$ 2,5 bilhões em investimentos para modernizar 14 linhas de balsas e barcos no Litoral, Grande São Paulo e Vale do Paraíba, incluindo o Porto de Natividade da Serra, na RMVale. 

Segundo o governo estadual, está prevista a compra de mais de 40 novas embarcações, a maioria totalmente elétrica, além da reforma e ampliação de 20 terminais, novas oficinas, centros de controle e sistemas modernos de automação e segurança. A expectativa é triplicar a capacidade de transporte e melhorar o fluxo de passageiros e veículos, que já passam de 21 milhões por ano

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a concessão vai melhorar a logística, gerar empregos e reduzir a poluição, com corte estimado de até 18 mil toneladas de CO₂ por ano

O contrato deve ser assinado até o primeiro semestre de 2026. Depois disso, inicia a transição: 

Primeiros 3 meses: operação ainda com o Estado, mas com apoio da nova concessionária 
Até 7 meses: Acqua Vias assume tudo 
Até 7 anos: todas as travessias devem estar totalmente modernizadas 

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), comemorou: “Novas balsas, mais tecnologia e mais qualidade para o povo de Ilhabela! Tarcísio tem cumprido tudo o que prometeu.” 

Linhas incluídas no projeto: 
– São Sebastião–Ilhabela 
– Santos–Vicente de Carvalho 
– Santos–Guarujá 
– Bertioga–Guarujá 
– Cananéia–Continente 
– Cananéia–Ilha Comprida 
– Cananéia–Ariri 
– Iguape–Juréia 
– Bororé–Grajaú 
– Taquacetuba–Bororé 
– João Basso–Taquacetuba 
– Porto Paraitinga 
– Porto Varginha 
– Porto Natividade da Serra 

O PPI-SP reúne mais de 30 projetos e soma uma carteira superior a R$ 550 bilhões, considerada a maior da história do Estado. 

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