Quer emagrecer? Conheça cinco mitos que atrapalham o emagrecimento
1. “Como pouco e não emagreço!” Essa é clássica! Mas quem disse que, para emagrecer, o caminho é simplesmente comer pouco? A prioridade no início…
1. “Como pouco e não emagreço!”
Essa é clássica! Mas quem disse que, para emagrecer, o caminho é simplesmente comer pouco? A prioridade no início do processo de emagrecimento, sem dúvida, é a qualidade. Comer pouco pode causar uma queda no seu metabolismo fazendo com que o seu organismo “economize” energia. Dessa forma, procure se alimentar melhor com alimentos ricos em nutrientes. Assim você fica satisfeito por mais tempo e emagrece de forma correta.
2. “Só como alimentos saudáveis e mesmo assim não emagreço.”
É aí que mora o perigo! Por melhor que seja a sua alimentação, para emagrecer devemos ter o controle das porções. Primeiramente: que bom que você só come coisas saudáveis! Mas o saudável também pode atrapalhar o seu emagrecimento se as proporções estiverem erradas. Por exemplo: ovo é muito saudável, isso não significa que você irá comer 10 ovos no dia, entende? Emagrecer depende de um contexto com déficit calórico, sendo assim, ter a noção das suas quantidades faz muita diferença no processo.
3. “Não faço musculação porque a musculação me deixa grande!”
Essa também é clássica! Os exercícios físicos são fantásticos para a saúde, devendo ser praticados em qualquer circunstância, a menos que você tenha alguma contraindicação.
Pensando em emagrecimento, é a dieta ajustada que irá fazer você perder peso.
A musculação, em específico, vai te ajudar na construção de massa muscular. Músculo é um tecido metabolicamente ativo, que gasta muitas calorias, e que quanto maior a sua proporção no corpo, mais rápido se torna o seu metabolismo. Ou seja, a musculação pode ajudar muito no seu processo de emagrecimento.
4. “Final de semana eu posso, porque caprichei na dieta durante a semana.”
Considero esse um dos erros mais comuns no comportamento de quem quer emagrecer. Veja só: a pessoa se dedica ao tratamento de segunda a quinta. Chegou a sexta e já se acha no direito de compensar; falta a academia, exagera no churrasco da família e no aniversário do sobrinho; e, para fechar o final de semana, ainda pede aquela pizza de domingo. A matemática é simples: se o fim de semana corresponde de 30% a 40% da sua semana, entenda que desse jeito você está trabalhando com um teto máximo de sucesso de 60% (na melhor das hipóteses). Não se engane! Seu corpo não se diferencia do sábado.
5. Depositar as esperanças em alimento milagroso.
Não, não existe esse alimento. O que importa é o contexto do que você come. Você acha que água com limão em jejum é suficiente para corrigir os efeitos nocivos do seu fast food?
Não, não é. Nenhum alimento compensa um contexto ruim.
Emagrecimento requer disciplina, constância e alimentos saudáveis em 98% do tempo. Seja consciente, ok?
Deixe um comentário