Ovos de Páscoa aumentam até 35% este ano
O principal fator é a crise do cacau, que fez o preço da matéria-prima disparar 189% em 2024
Os ovos de Páscoa artesanais estão mais caros este ano. Pequenos produtores reajustaram os preços dos produtos em até 35% para compensar o aumento no custo dos insumos, especialmente do chocolate, que já acumula alta de mais de 100% em 12 meses. O principal fator é a crise do cacau, que fez o preço da matéria-prima disparar 189% em 2024.
Como consequência, empreendedores precisaram rever estratégias para equilibrar os custos sem perder clientes e nem comprometer a qualidade dos produtos.
Além do chocolate, outros insumos essenciais para a produção dos ovos de Páscoa também tiveram aumentos expressivos. Em entrevista ao jornal Repórter Diário, a confeiteira Carolina Silva de Oliveira relata que o leite em pó, utilizado nos recheios, subiu cerca de 0,97%, enquanto o chocolate teve aumento de 40%.
Para manter a qualidade sem perder clientes, Carolina fez um reajuste de 20% nos preços. “Um ovo de 500g que custava R$ 120 no ano passado agora sai por R$ 150. Esse cálculo foi feito para que a confeitaria não ficasse sem lucro e, ao mesmo tempo, para não afastar os clientes”, explica.
Carolina afirma para o jornal Repórter Diário que os pequenos produtores enfrentam um desafio maior diante da inflação. “Grandes empresas conseguem comprar matérias-primas a preços mais baixos, enquanto adquirimos em menor quantidade e pagamos mais caro. Mas os clientes geralmente não percebem essa diferença e tendem a comparar somente o preço final”, explica.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário