Shopping Oriente faz Campanha de Reciclagem de Eletroeletrônicos
No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente (5), o Shopping Jardim Oriente de São José dos Campos inaugurou um ponto de…
No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente (5), o Shopping Jardim Oriente de São José dos Campos inaugurou um ponto de descarte de eletrônicos, pilhas e baterias em parceria com a Prefeitura e com a empresa especializada em logística reversa GM&C, que é hoje uma referência em tecnologia para reciclagem destes aparelhos na América Latina.
No próximo dia 17 de junho, sábado, das 9h às 16h, será realizada a “1ª Campanha de Coleta e Reciclagem de Eletroeletrônicos”. O posto de coleta está localizado na calçada externa, da portaria Shibata.
O gerente geral do Shopping Jardim Oriente comentou sobre a iniciativa:
“Estamos felizes por começar este projeto, de ter esse ponto de descarte. Poderão ser coletados qualquer aparelho eletroeletrônico que seja ligado na tomada ou com pilha, tais como: celular, notebook, modem, caixa de som, fone de ouvido, computadores, panela elétrica, ventilador.”
Alexandre Balúgoli
Os equipamentos coletados serão enviados para a empresa GM&C que realizará a separação de todos os materiais presentes nestes eletrônicos, tais como: o ferro, o vidro e o plástico, transformando-os em matéria prima novamente.
“Tudo isso é feito de modo totalmente seguro e transparente, seguindo as melhores práticas internacionais para reciclagem de eletrônicos, permitindo assim que o processo seja acompanhado do início ao fim de forma rastreável”
comentou Henrique Mendes, representante da CM&C
A “1ª Campanha de Coleta e Reciclagem de Eletroeletrônicos” tem como importância o destino correto destes descartes, afinal, o lixo eletrônico é o tipo de resíduo que mais cresce no mundo.
Estima-se que neste ano, o Brasil deverá gerar mais de 2,5 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos e tratar estes materiais da forma adequada é fundamental, pois algumas substâncias presentes nestes aparelhos podem ser perigosas, tanto para nossa saúde, quanto para o meio ambiente.
Por outro lado, existem outros materiais que podem e devem ser recuperados, sendo devolvidos para a indústria na forma de matéria prima reciclada. O que reduz a necessidade de que sejam extraídos novamente da natureza, reduzindo assim o impacto ambiental no planeta, além de gerar empregos em um novo segmento da economia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Deixe um comentário