Xico Sá e curadoras abandonam FLIM alegando censura após veto de Milly Lacombe
Até o momento, não há confirmação sobre quem assumirá as participações canceladas. A FLIM 2025 segue marcada para os dias 19 a 21 de setembro, com atividades no Parque Vicentina Aranha
A polêmica em torno da FLIM 2025 – Festa Literomusical de São José dos Campos ganhou novos desdobramentos nesta terça-feira (16), quando o escritor e jornalista Xico Sá anunciou que desistirá de participar do evento, alegando ter sido vítima de censura.
A decisão veio após o veto da Prefeitura em relação à participação de Milly Lacombe no evento. O “desconvite” se deu em virtude de vereadores do PL terem resgatado um vídeo antigo em que Milly opina sobre a família tradicional. Não demorou para que muitas postagens nas redes sociais acontecessem e, com a pressão, o prefeito anunciou o cancelamento da escritora no evento.
Em nota publicada nas redes sociais, Xico Sá declarou: “Deixo aqui todo apoio e solidariedade à jornalista Milly Lacombe, censurada e silenciada politicamente pela Prefeitura de São José dos Campos. Como convidado do mesmo evento cultural, comunico, em protesto, o cancelamento da minha participação”, escreveu.
Além de Xico Sá, as curadoras Bianca Mantovani, Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e a assistente de curadoria Bruna Fernanda também se desligaram da 11ª edição da FLIM. Segundo elas, o veto à Milly Lacombe torna inviável prosseguir, pois vai contra o tema deste ano — “Eu sou porque nós somos” —, que enfatiza diversidade, convivência e alteridade.
Milly se manifestou nas redes
A escritora afirmou em sua conta no Instagram que suas falas foram “manipuladas, tiradas de contexto” e usadas para inflamar a “fúria, o ódio da extrema-direita”. A jornalista também alegou que sua segurança pessoal estaria em risco devido à repercussão do episódio. Ela afirmou que o debate que gerou a polêmica tratava de acolhimento para jovens LGBT+ e críticas a papéis de gênero rígidos, dentro de uma visão de família tradicional.
A AFAC, organizadora do evento afirmou, em nota, que a saída de Milly foi feita “em comum acordo com a convidada”, com o objetivo de preservar “a integridade de todos os envolvidos”. A entidade também ressaltou que a FLIM, ao longo de suas dez edições anteriores, se consolidou como o maior evento literomusical do Vale do Paraíba — sugerindo que a polêmica é um episódio isolado em uma trajetória de sucesso.
Até o momento, não há confirmação sobre quem assumirá as participações canceladas. A FLIM 2025 segue marcada para os dias 19 a 21 de setembro, com atividades no Parque Vicentina Aranha.
Deixe um comentário