Websérie Premiada OFÍCIOS Completa 10 Anos e Prepara Novos Episódios
A produção independente irá registrar ofícios que estão desaparecendo em cidades da RMVale e Litoral Norte
A websérie “Ofícios”, que já recebeu vários prêmios, está de volta e comemora 10 anos do projeto. Desta vez, trará três novos episódios com profissões que se adaptaram ou que já estão desaparecendo por conta do avanço da tecnologia. O projeto é da Borandá Audiovisual e do coletivo Núcleo Audiovisual de Jacareí, que desta vez irá abordar profissões de outras cidades do Vale do Paraíba, além de Jacareí e Litoral Norte (SP).
A produção dos novos episódios foi contemplada no edital 20/2023 com recursos da Lei Complementar 195/2022 e as profissões escolhidas foram: Restaurador de Móveis (Jacareí), Tecelã (Caçapava) e Canoeiro (Ubatuba). Os personagens serão: a tecelã Gugu, o canoeiro Renato e o restaurador Toninho.
Os profissionais do Núcleo Audiovisual de Jacareí Wagner Rodrigo, Gláucia Faria e Dannyel Leite iniciaram as gravações em maio deste ano e entram em fase de finalização. Cada episódio terá duração de 10 minutos e serão finalizados em formato Ultra HD (4K). A série toda manterá uma linha estética e narrativa comum, com a possibilidade de os episódios serem exibidos em conjunto. Será divulgada em várias plataformas como TV, internet e exibições públicas. Toda exibição será com legendas, libras e audiodescrição.
Durante a fase das filmagens, o coletivo teve o cuidado de utilizar a observação e a poesia para a captação das imagens e sons da websérie.
“Nossa equipe buscou interferir o menos possível no cotidiano dos personagens, retratando o ofício como ele realmente acontece. Os enquadramentos e uso das lentes buscaram transmitir a poesia que essas histórias comuns têm e são pouco percebidas, através de detalhes, texturas, ângulos”, explicou Gláucia Faria, diretora de fotografia da série.
O responsável pela Borandá Audiovisual, o produtor Wagner Rodrigo da Silva fala sobre a websérie “Ofícios” completar 10 anos e da oportunidade de continuar mostrando talentos que resistem ou se
adaptam com o tempo.
“O mais importante é perceber como um projeto pode ser duradouro e, mesmo assim, ainda ser inovador. Cada personagem será eternizado em nossos episódios no seu fazer do ofício. O maior diferencial, nesta temporada, é que estamos explorando outras cidades. Nos nove episódios anteriores, apenas um deles foi gravado fora de Jacareí, com “Marta: Consertadora de Guarda-Chuva” em Santa Branca, que produzimos em 2023 e que já circulou por várias cidades e ganhou alguns prêmios”, declarou Wagner.
Dannyel Leite, diretor da série, revela um pouco dos bastidores, que está sendo diferente das gravações anteriores, que a intimidade com os personagens acontece de uma nova maneira.
“Nos episódios anteriores, filmados em Jacareí ou nas proximidades, fazíamos duas meias diárias em dias diferentes para que equipe e personagem pudessem criar um vínculo de confiança um com o outro. Com o distanciamento das locações, esse vínculo precisa acontecer mais rápido e isso está sendo uma experiência nova, que nos tira de nossa zona de conforto, gera uma certa tensão inicial, mas, que aos poucos ogelo vai se quebrando e as coisas fluem melhor onde equipe e personagem ficam à vontade e a naturalidade do ofício acontece para os dois lados”, pontuou Dannyel.
10 ANOS
Nestes 10 anos de projeto do Núcleo Audiovisual de Jacareí, a websérie ajudou a projetar Jacareí no cenário artístico cultural em nível estadual, conquistando importantes prêmios como: Corvo de Gesso
(2015), Mapa Cultural Paulista (2016), Mostra Formiga Independente (2017), Filma Bauru (2023) e prêmio de melhor documentário pelo júri popular na 3ª edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, além da participação em mostras de cinema em exibições em canais de TV pública. Além disso, a série foi bem acessada no universo on-line no Youtube e atraiu 1.450 inscritos desde o seu lançamento. Foram mais de 152 mil visualizações do canal. No último ano, foram 11.283 visualizações para 8 episódios públicos, uma média 1.412 visualizações por episódio.
E as expectativas do Núcleo Audiovisual de Jacareí são as melhores possíveis, com a produção destes novos três episódios, estima-se uma média de 4.200 visualizações, em 1 ano de publicação no canal. O
público ficará encantado com o resultado.
Para conferir os episódios anteriores, acesse
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)
Deixe um comentário