AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Vivendo a Quaresma pela Paixão de Jesus

Vivendo a Quaresma pela Paixão de Jesus

Embora, que a Festa da Páscoa, uma celebração recebida pela nossa herança judaica, é o ápice da quaresma cristã. A semana santa começa com o…

Por Carlito Paes

Embora, que a Festa da Páscoa, uma celebração recebida pela nossa herança judaica, é o ápice da quaresma cristã. A semana santa começa com o Domingo de Ramos, chamado assim porque quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, o povo recolheu galhos de árvores e palmas (Evangelho de Mateus 21:9) para saudá-lo com gritos de Hosana (Expressão hebraica que significa “bem é o que vem em nome do Senhor”). Passando pela traição, julgamento, crucificação na sexta-feira no cruel calvário, passando pela morte, até chegar ao domingo da ressurreição!
Celebrada em todo o mundo, a festa judaico-cristã; é o ponto alto da fé; seja para os cristãos católicos, evangélicos, ortodoxos; todos celebram esta semana, com votos e jejuns, refletindo sobre a paixão de Jesus. Naturalmente, cada grupo com suas características e tradições específicas, até mesmo no meio cristão-evangélico existem diferentes perspectivas para celebrar esta data. Nesta semana declarada santa por mais de 2 bilhões de pessoas em mais 200 países do mundo, cristãos relembram com contrição, jejuns e orações a saga de fé, amor, renúncia e sacrifício que Jesus fez pela vicariamente pela humanidade. Inclusive alguns cristãos perseguidos, por serem minoria em seus países hostis e sem liberdade de religião, celebraram a páscoa, correndo risco de morrer por sua fé.
É muito importante relembrar que Jesus não lutou por uma causa, ele não buscou estabelecer seu Império, pelo contrário, como Cordeiro de Deus morreu por amor, para estabelecer o Reino de Amor do Pai. Alguns queriam um Messias bélico, como gostariam até alguns de seus discípulos Judeus. Devido a opressão do império romano, Ele lutou por vidas, foi o Príncipe da Paz em meio as guerras, para dar a cada um a liberdade, e por isto mesmo Jesus transcende ao cristianismo, como religião, seus erros e acertos. E impressionante que XXI séculos depois, mesmo sem nunca ter saído fisicamente da região de Israel, Jesus continua atraindo bilhões de pessoas em toda terra, igrejas continuam cheias, as melhores e mais bem conceituadas universidades do mundo são de origem cristãs, sejam católicas ou protestantes, e a influência da fé cristã continua rompendo barreiras, e continua sendo a maior religião de toda humanidade, apesar dos erros e pecados de cada cristão. Hoje não somente o Brasil é um dos maiores países cristãos do mundo, como disparadamente o cristianismo é a maior fé professada no mundo, a segunda tem pouco mais que a metade dos cristãos.
Vale lembrar também, que a maior festa da cristandade, a páscoa, é uma festa de origem judaica. “Pessach” que em hebraico significa “passar por”, uma referência a orientação do anjo de Deus que visitou o Egito antigo e disse a Moisés que toda casa pertencente a um israelita, deveria ter a marca de sangue do cordeiro sacrificado para que o anjo da morte, enviado para ferir os primogênitos do Egito como cumprimento a 10a praga (Êxodo 11:4). E como Jesus foi preso, martirizado, crucificado, morto e ressurreto, por ocasião da páscoa em Jerusalém, para os cristãos a festa da páscoa passou a ter o sentido de libertação dos pecados, devido a paixão de Jesus. Para os judeus a páscoa é a libertação do domínio do Egito, para os cristãos, a libertação do domínio do pecado.
Em São José dos Campos, acontece a maior encenação de páscoa do Vale do Paraíba, denominado Auto de Páscoa, este ano com o espetáculo: “YESHUA”. Trazendo a vida e mensagem do Messias de Deus para cada um de nós com Fé, Esperança, Perdão e Amor.
Boa quaresma para você e sua família. Vamos receber, celebrar e repartir a vida plena de Jesus e seu sacrifício de amor por cada um de nós. Jesus veio por nós, morreu por nós e voltará para cada um de nós. Feliz Páscoa!

Carlito Paes

Autor de 32 livros, Mestre em Teologia, Professor, Pós Graduado em docência do Ensino Superior. Fundador da Rede de Igreja da Cidade, líder e pai de família, Carlito faz jus à parábola do bom pastor em sua vocação como mentor e pai espiritual de milhares de cristãos da região. Colunista do Portal Aqui Vale, permeia a rotina dos leitores pregando a cultura do amor e do discipulado, fazendo reflexões sobre temas do cotidiano.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *