Vivendo a Quaresma pela Paixão de Jesus
Embora, que a Festa da Páscoa, uma celebração recebida pela nossa herança judaica, é o ápice da quaresma cristã. A semana santa começa com o…
Embora, que a Festa da Páscoa, uma celebração recebida pela nossa herança judaica, é o ápice da quaresma cristã. A semana santa começa com o Domingo de Ramos, chamado assim porque quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, o povo recolheu galhos de árvores e palmas (Evangelho de Mateus 21:9) para saudá-lo com gritos de Hosana (Expressão hebraica que significa “bem é o que vem em nome do Senhor”). Passando pela traição, julgamento, crucificação na sexta-feira no cruel calvário, passando pela morte, até chegar ao domingo da ressurreição!
Celebrada em todo o mundo, a festa judaico-cristã; é o ponto alto da fé; seja para os cristãos católicos, evangélicos, ortodoxos; todos celebram esta semana, com votos e jejuns, refletindo sobre a paixão de Jesus. Naturalmente, cada grupo com suas características e tradições específicas, até mesmo no meio cristão-evangélico existem diferentes perspectivas para celebrar esta data. Nesta semana declarada santa por mais de 2 bilhões de pessoas em mais 200 países do mundo, cristãos relembram com contrição, jejuns e orações a saga de fé, amor, renúncia e sacrifício que Jesus fez pela vicariamente pela humanidade. Inclusive alguns cristãos perseguidos, por serem minoria em seus países hostis e sem liberdade de religião, celebraram a páscoa, correndo risco de morrer por sua fé.
É muito importante relembrar que Jesus não lutou por uma causa, ele não buscou estabelecer seu Império, pelo contrário, como Cordeiro de Deus morreu por amor, para estabelecer o Reino de Amor do Pai. Alguns queriam um Messias bélico, como gostariam até alguns de seus discípulos Judeus. Devido a opressão do império romano, Ele lutou por vidas, foi o Príncipe da Paz em meio as guerras, para dar a cada um a liberdade, e por isto mesmo Jesus transcende ao cristianismo, como religião, seus erros e acertos. E impressionante que XXI séculos depois, mesmo sem nunca ter saído fisicamente da região de Israel, Jesus continua atraindo bilhões de pessoas em toda terra, igrejas continuam cheias, as melhores e mais bem conceituadas universidades do mundo são de origem cristãs, sejam católicas ou protestantes, e a influência da fé cristã continua rompendo barreiras, e continua sendo a maior religião de toda humanidade, apesar dos erros e pecados de cada cristão. Hoje não somente o Brasil é um dos maiores países cristãos do mundo, como disparadamente o cristianismo é a maior fé professada no mundo, a segunda tem pouco mais que a metade dos cristãos.
Vale lembrar também, que a maior festa da cristandade, a páscoa, é uma festa de origem judaica. “Pessach” que em hebraico significa “passar por”, uma referência a orientação do anjo de Deus que visitou o Egito antigo e disse a Moisés que toda casa pertencente a um israelita, deveria ter a marca de sangue do cordeiro sacrificado para que o anjo da morte, enviado para ferir os primogênitos do Egito como cumprimento a 10a praga (Êxodo 11:4). E como Jesus foi preso, martirizado, crucificado, morto e ressurreto, por ocasião da páscoa em Jerusalém, para os cristãos a festa da páscoa passou a ter o sentido de libertação dos pecados, devido a paixão de Jesus. Para os judeus a páscoa é a libertação do domínio do Egito, para os cristãos, a libertação do domínio do pecado.
Em São José dos Campos, acontece a maior encenação de páscoa do Vale do Paraíba, denominado Auto de Páscoa, este ano com o espetáculo: “YESHUA”. Trazendo a vida e mensagem do Messias de Deus para cada um de nós com Fé, Esperança, Perdão e Amor.
Boa quaresma para você e sua família. Vamos receber, celebrar e repartir a vida plena de Jesus e seu sacrifício de amor por cada um de nós. Jesus veio por nós, morreu por nós e voltará para cada um de nós. Feliz Páscoa!
Deixe um comentário