AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Vídeo com morador de rua levanta suspeitas de manipulação e cria novo confronto entre Cury e Anderson

Vídeo com morador de rua levanta suspeitas de manipulação e cria novo confronto entre Cury e Anderson

Um tema polêmico na cidade - os dependentes químicos - viraram o tema central do novo embate dos antigos aliados

Por Portal Aqui Vale

Faltando poucas horas para a campanha eleitoral de 2024 terminar, a disputa acirrada entre Anderson Farias (PSD) e Eduardo Cury (PL) ganhou novos capítulos.

Desta vez a confusão envolve um vídeo divulgado pela página Pelo Bem de São José e, posteriormente postado nas redes sociais de Anderson, candidato à reeleição. No vídeo, dois homens que participaram do programa eleitoral de Cury, dizem que receberam R$ 30 para se passarem por pessoas que vieram da Cracolândia de São Paulo para São José.

No entanto, a campanha de Cury diz que os homens foram manipulados para falar que mentiram e, em um dos vídeos, é possível notar alguém orientando-os sobre a fala. A campanha do candidato do PL se manifestou em nota.

“O candidato Anderson Farias, em mais um ato de desespero às vésperas da eleição, acusa falsamente a campanha de Eduardo Cury de pagar pelo depoimento de usuários de drogas em situação de rua na cidade. Para isso, usa vídeos de dois rapazes gravados dentro de uma sala, sob a possibilidade de estarem sendo coagidos. Faz a denúncia, inclusive, expondo os rostos de ambos, em um condenável desprezo pela condição de vulnerabilidade destas pessoas.

Em um dos vídeos divulgados pela coligação de Anderson, é possível ouvir claramente um interlocutor tentando orientar o depoente sobre o que deveria falar. A vinda de usuários de drogas da Cracolândia para São José dos Campos é um fato amplamente noticiado pela imprensa e percebido diariamente nas ruas pela população. Um problema com sérias consequências sociais e de segurança pública em nossa cidade.”

A campanha de Cury também registrou um boletim de ocorrências sobre o vídeo contra Cury e a página Pelo Bem de São José. Parte da ocorrência diz “os usuários que aparecem no vídeo, dentro do espaço público e sob a possibilidade de estarem sendo coagidos, concederam espontaneamente e gratuitamente entrevistas à campanha de Eduardo Cury relatando terem sido trazidos da “cracolândia” de São Paulo. Por fim, destaca-se que a publicação do vídeo com falsas e graves acusações, na véspera da eleição, por um veículo patrocinado pela Prefeitura, e em favor da campanha do atual Prefeito, possui a intenção de causar impacto na opinião pública e influenciar indevidamente no resultado da eleição, desequilibrando o pleito. Esperamos uma apurada investigação criminal dos fatos”.

Outro lado

A campanha de Anderson enviou para a reportagem do Aqui Vale uma representação à Justiça Eleitoral que afirma ter evidências que os homens não são de São Paulo, mas sim, de São José dos Campos.

“Os moradores apresentados na peça publicitária são, na verdade, originários de São José dos Campos e
receberam dinheiro da campanha de Eduardo Cury para fazer as afirmações inverídicas transcritas.
Ocorre que as pessoas que deram depoimento e aparecem nos vídeos não são de São Paulo, mas de São José dos Campos e, ao contrário do que foi relatado pela coligação fraudadora, elas são atendidas pelos
ser viços sociais e de saúde da prefeitura desde 2019/2020. O suporte recebido por eles pela administração Pública poderá facilmente ser comprovado pelo Ministério Público mediante envio de ofício a prefeitura com a solicitação de informações e prontuários. […] Há elementos que indicam que a campanha de Eduardo Cury pagou os moradores de rua mostrados no vídeo para que declarassem
aquelas inverdades, com objetivo de obter vantagem ilícita no pleito democrático”, afirma parte da representação judicial.

Já a página Pelo Bem de São José – acusada pela campanha de Cury de favorecer Anderson com a divulgação do vídeo que, supostamente teria sido manipulado, também divulgou nota.

“Recebemos nesta manhã de sábado, a informação da coligação do Prefeito Anderson Farias, dizendo que estavam entrando com uma representação na Justiça Eleitoral contra a candidatura Eduardo Cury, especificamente sobre um um vídeo, supostamente forjado, de supostos usuários de drogas trazidos da Cracolândia para São José. A coligação nos enviou os depoimentos dos rapazes do vídeo, dizendo que haviam recebido um valor para mentir no vídeo utilizado pelo Eduardo Cury. Recebemos também a peça protocolada na Justiça Eleitoral.

Como veículo de comunicação, postamos, mas garantindo o direito de resposta ao grupo do Eduardo Cury, que inclusive, foi procurado por nós.”

Vinda de dependentes químicos de SP para SJC

A polêmica sobre a vinda de dependentes químicos da Cracolândia de São Paulo para São José começou em julho de 2023, quando o G1 noticiou que “São José dos Campos recebeu, no primeiro semestre deste ano, 147 dependentes químicos que viviam na Cracolândia, na capital paulista, para a realização de tratamento e acompanhamento.

Dessas 147 pessoas, 78 continuam em acompanhamento na cidade. 69 já deixaram as unidades sem concluírem o tratamento e foram levadas de volta à capital, onde recebem atendimento da secretaria de Desenvolvimento Social. Dos 69 usuários, oito fugiram.”

A matéria completa do G1 está disponível em https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/cidade/sao-jose-dos-campos/

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *