AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Viajantes precisam se vacinar para evitar riscos em intercâmbio

Viajantes precisam se vacinar para evitar riscos em intercâmbio

Intercambistas que não se vacinarem podem perder a viagem e serem impedidos de entrar no país de destino

Por Portal Aqui Vale
Foto: Divulgação

Os meses de junho a setembro são marcados pela busca de intercâmbios, principalmente a modalidade High School que o adolescente faz um período ou todo o ensino médio no exterior. Um verdadeiro sonho para muitos jovens, tanto para estudo quanto para trabalho, porém, um detalhe que muitos não se preocupam é a saúde e a prevenção.

“As pessoas normalmente não se preocupam muito com o risco de adoecer no exterior. Para evitar imprevistos de saúde que façam o intercambista gastar dinheiro e perder tempo, nós sempre indicamos a prevenção, ir com a caderneta de vacinação completa, além de fazer um seguro saúde”, explica Daniel Tanaka, diretor da CI Intercâmbio de São José dos Campos.

Além da preocupação com o risco de adoecer, diversos países exigem vacinas como a da Febre Amarela, ou em intercâmbios como o High School os colégios solicitam vacinas específicas para evitar qualquer risco de adoecimento ou contágio com os cidadãos nativos do país. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) indica que os viajantes estejam com a carteira nacional de vacinação em dia, principalmente as vacinas para Tétano e Difteria, Hepatites A e B e a Tríplice Viral contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Nos casos em que o viajante não se vacinar conforme solicitação do país de destino, a matrícula na escola pode ser rejeitada, assim como o mesmo pode ser proibido de entrar no país por descumprimento de exigências sanitárias.

“Para quem fará intercâmbio é importante se preparar com antecedência, já que algumas vacinas precisam de mais de uma dose e há intervalo entre elas, além de ter países que exigem ao intercambista a vacinação com tempo determinado de antecedência para que a mesma faça efeito e o proteja”, explica Jaqueline Chaffim Kurz, enfermeira da Amo Vacinas, clínica especializada em vacinação humanizada.

Para pessoas que desejam fazer intercâmbio, o recomendado é receber orientação de agências especializadas no assunto, preparar-se financeiramente, ter familiaridade com o idioma do destino e cuidar da saúde com a prevenção, imunização e seguro saúde.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *