Vereadores retomam reuniões sobre autismo e famílias cobram igualdade no atendimento
Encontro foi o primeiro do ano e discutiu algumas demandas das famílias atípicas
A Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com autismo, formada por vereadores de São José dos Campos, realizou na quarta-feira (21) a primeira reunião do ano com familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. O encontro reuniu além dos vereadores, familiares, representantes da Prefeitura Municipal e um representante da Rede de Inclusão ao Autista (RIA).
Durante o encontro, foram discutidas as demandas da população sobre o autismo e os representantes da prefeitura apresentaram algumas respostas às necessidades das famílias.
Na apresentação, os vereadores destacaram o retorno das reuniões públicas para tratar do tema, ressaltando a importância de contar com a presença de membros do poder público e familiares de pessoas com TEA em busca de melhorias no atendimento. Os parlamentares também destacaram que alguns projetos de lei tramitam na Câmara para aprimorar os serviços voltados ao público autista.
Familiares de pessoas autistas apresentaram diversas demandas e questionamentos sobre os serviços prestados pela cidade, como a diferença de atendimento entre menores atípicos no ambiente escolar. As famílias destacaram que alguns alunos são acompanhados por profissionais particulares especializados em tempo integral. Ao mesmo tempo, famílias que não dispõe das mesmas condições, estão sem acompanhamento, o que gera diferença no desenvolvimento e autonomia dos autistas.
A falta de um centro especializado em reabilitação na cidade e de um espaço de referência para atendimento ao autista, também foi uma das demandas apresentadas pelas famílias. A ausência de serviços especializados e terapias multidisciplinares também fizeram parte do debate.
Em resposta às demandas apresentadas, os representantes das secretarias e também os parlamentares informaram que está em construção no Bosque dos Eucaliptos, zona sul, um centro especializado em reabilitação que vai atender pacientes com deficiência física, intelectual e auditiva da cidade.
Ainda segundo os representantes da prefeitura, desde 2021 o município emitiu mais de 2.300 carteiras de identificação de pessoas com TEA. O poder público afirmou também que busca ampliar os atendimentos de neuropediatria na rede pública de saúde, a fila de transporte adaptada foi zerada, além da emissão do Plano Educacional Individualizado (PEI), que descreve as necessidades, metas e estratégias de ensino para um aluno com necessidades educacionais específicas.
Os vereadores da Frente Parlamentar afirmaram que vão apresentar sugestões acerca do tema à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as prioridades e metas da administração municipal para o próximo ano. Novos encontros devem acontecer ao longo do ano.
Fazem parte da Frente Parlamentar os vereadores Marcão da Academia (PSD), que presidiu o encontro, Amélia Naomi (PT), Claudio Apolinario (PSD), Fernando Petiti (PSDB), Gilson Campos (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Senna (PL), Sérgio Camargo (PL) e Sidney Campos (PSDB).
Deixe um comentário