Vereadores rebatem prefeito ao negar aumento abusivo no IPTU
A Prefeitura de São José enviou para a Câmara Municipal um projeto para revisão da Planta Genérica de Valores Imobiliários da cidade, com atualização dos valores do metro quadrado
Se for aprovado, o valor do IPTU até 2027 pode sofrer reajuste em 50%. É a partir da planta genérica que é calculado o IPTU. Se o valor venal dos imóveis valorizar, o imposto pode aumentar já a partir de 2026 (caso a proposta de revisão da planta seja aprovada pelos vereadores). O assunto vem trazendo grande repercussão entre os moradores.
Questionado, numa entrevista, o prefeito Anderson Ferreira Farias negou que haverá aumento abusivo do IPTU. Sobre a taxa do lixo, Anderson também negou reajuste: “nós mudamos a forma de cálculo; não se pode dizer que vai subir”.
Ouvidos pelo Aqui Vale, dois vereadores do PL discordam da fala do prefeito. “Já denunciamos o aumento desigual de IPTU entre as regiões da cidade, como o Campo dos Alemães pagando mais do que a Vila Ema, por exemplo. Os números não mentem e, infelizmente, ainda não recebemos estudos técnicos da Prefeitura que comprovem os motivos desses reajustes de forma incoerente.
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo já apontou sérios erros na gestão financeira da cidade e isso coincide com um aumento drástico de tributos. Lamento que a população seja onerada pela dificuldade do Executivo de administrar as contas públicas e o resultado é sempre cobrar mais do contribuinte”, diz Sérgio Camargo.
O vereador Thomaz Henrique afirma que o mais necessário para a gestão do prefeito Anderson é diminuir o desperdício e cortar despesas. “O prefeito insiste em dizer que o aumento de impostos é necessário para pagar as contas, mas não diz nada sobre corte de gastos e extinção de cargos, o que geraria economia. Sem diminuir o desperdício e sem cortar despesas, propor aumento de imposto é confisco do dinheiro do trabalhador”, afirma Thomaz.
Já a vereadora Amélia Naomi (PT) alerta que trata-se de aumento real, acima da inflação. “A grande questão em relação ao IPTU é que a proposta do prefeito é aumentar o imposto em até 50% em dois anos. É aumento real, acima da inflação. A questão que a prefeitura não responde é que a economia de São José é altamente exportadora e certamente será impactada pelo tarifaço de 50% dos Estados Unidos, tanto no desenvolvimento, quanto no emprego. O governo Lula está apoiando as empresas e o mínimo que a prefeitura tem que fazer é abrir mão de aumento real de imposto, nesse momento.”
O projeto de revisão da Planta Genérica de Valores Imobiliários tramita no Legislativo para análise dos vereadores, ainda sem data definida para votação.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário