Vereadores de São José dos Campos aprovam concessão de parque na zona Norte à iniciativa privada
Projeto prevê gestão do Parque Augusto Ruschi por até 35 anos, com acesso gratuito mantido ao público

A Câmara de São José dos Campos aprovou, nesta quinta-feira (9), o projeto que autoriza a concessão do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR), na zona Norte, à iniciativa privada. A proposta recebeu 15 votos favoráveis e seis contrários.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é viabilizar investimentos privados para requalificar o espaço (fechado desde 2020) e permitir sua reabertura com foco em preservação ambiental, lazer, cultura, esporte, turismo e educação ambiental.
O contrato poderá ter duração de até 35 anos e incluir administração, operação, manutenção e exploração do parque, mantendo a gratuidade de acesso. A concessionária poderá desenvolver atividades e receitas complementares para financiar melhorias, sob fiscalização do poder público.
Votaram contra os vereadores Amélia Naomi (PT), Juliana Fraga (PT), Thomaz Henrique (PL), Sérgio Camargo (PL), Fernando Petite (PSDB) e Carlos Abranches (Cidadania). O projeto segue agora para sanção do prefeito e posterior regulamentação.
Criado a partir da antiga Fazenda Boa Vista, o Parque Augusto Ruschi possui 243 hectares de Mata Atlântica e abriga espécies raras de fauna e flora nativas da região.
Deixe um comentário