Vereadora e protetora recebem denúncias graves e vistoriam CCZ de São José dos Campos
De acordo com as denúncias, os cães abrigados no local estariam vivendo em condições precárias
Foto: Amélia Naomi
Na manhã desta quarta-feira (29), a vereadora Amélia Naomi (PT) e a protetora de animais Marilu Godoi apresentaram uma denúncia sobre possíveis maus-tratos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São José dos Campos.
De acordo com as denúncias, os cães abrigados no local estariam vivendo em condições precárias, com espaço reduzido e alimentação insuficiente, especialmente durante feriados, quando o fornecimento de comida ocorreria apenas uma vez ao dia.
Segundo Marilu Godoi, o centro abriga atualmente cerca de 132 animais, incluindo 32 pitbulls, que, segundo ela, necessitam de um espaço mais adequado para garantir uma melhor qualidade de vida. Além disso, a falta de funcionários diminui os passeios diários tão necessários para o bem-estar dos bichos.
“Os próprios funcionários afirmaram que já pediram um adestrador para o CCZ, mas tiveram a negativa por parte da administração. Com isso, esses animais, especialmente os pitbulls estão condenados a viver confinados lá para sempre. Isso não é certo; isso pode ser até visto como maus-tratos”.
SEM DIREÇÃO – O Centro de Controle de Zoonoses é um setor ligado à Secretaria de Saúde e até o último dia 20 tinha como diretora a servidora que foi pivô da separação do prefeito Anderson Farias, após ter tornado público o caso extraconjugal que mantinha com o gestor. Diante da exposição do caso, ela pediu exoneração do cargo.
A empresa contratada pela Prefeitura de São José dos Campos para o serviço de manejo, contenção, auxílio ao tratamento e alimentação de animais, com higienização e manutenção de canis e gatis, no valor de R$ 380.937,75 é a mesma contratada para a gestão do Almoxarifado da Saúde, que não vem honrando regularmente as dívidas trabalhistas com os cerca de 60 funcionários (W.L.R. RITA PRESTACAO DE SERVICOS).
As denúncias recebidas e as situações averiguadas pela vereadora e pela protetora de animais devem ser encaminhadas às autoridades competentes para averiguação das condições do abrigo e dos cuidados prestados aos animais.
A vereadora Amélia reforça, ainda, que a Prefeitura precisa incentivar a adoção desses animais, pois só assim terá condição de dar uma vida digna àqueles cães e gatos, abrindo condições, inclusive, para novos resgates.
Até o momento, a Prefeitura de São José dos Campos e o Centro de Controle de Zoonoses não se manifestaram sobre o caso.
📹Aqui Vale/Amélia Naomi


Deixe um comentário