Vapor de gasolina pode causar câncer
Trabalhadores do setor de combustíveis estão altamente expostos a riscos
A gasolina automotiva foi classificada como cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), em um estudo publicado no periódico The Lancet Oncology.
A exposição ao vapor de gasolina, especialmente alta para trabalhadores que lidam com a produção, abastecimento e transporte, está associada a vários tipos de câncer, incluindo câncer de bexiga, leucemia mieloide aguda, e há evidências limitadas de sua relação com linfoma não-Hodgkin, mieloma múltiplo e cânceres de estômago e rim.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomendou a redução da exposição ocupacional ao combustível e alterações nos processos de trabalho para diminuir riscos e proteger os trabalhadores. A Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis (Fenepospetro) também pressiona por melhorias.
É fundamental que medidas de proteção e conscientização sejam adotadas com urgência para reduzir os riscos à saúde desses trabalhadores. A implementação de práticas mais seguras e a regulamentação mais rigorosa na exposição ao vapor de gasolina são passos essenciais para preservar vidas e garantir um ambiente de trabalho mais seguro para aqueles que atuam no setor de combustíveis.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário